ESTUDO EXPLORATÓRIO DE SOLOS E SISTEMATIZAÇÃO DE UNIDADES GEOAMBIENTAIS EM BACIA HIDROGRÁFICA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO
Resumen
Um dos problemas de maior gravidade no âmbito de uma bacia hidrográfica é a perda de solo, devido à importância que este recurso representa, não apenas para o equilíbrio ambiental, mas principalmente para a produção econômica. Sabe- se que a perda de solos é um processo inerente à própria dinâmica da crosta terrestre, mas pode ser acelerada em função da má gestão no uso e ocupação da terra. Em áreas semiáridas estes efeitos se agravam em função, tanto das condições climáticas extremas, como da pressão exercida pela fragilidade eco-social. Assim sendo, no intuito de buscar subsídios para o entendimento de tais questões, este estudo objetivou o levantamento de dados em campo que dessem suporte à tese supracitada, por meio da sistematização e mapeamento da área, assim como um estudo exploratório das manchas de solo, ensaios in situ e coleta de amostras para atender à proposição do estudo.
Descargas
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.