A CONDOMINIZAÇÃO DO TERRITÓRIO: MUROS E GRADES EM CHÃO TRÊS-LAGOENSE

  • Thiago Rocco dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Julio Cezar Ribeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, CAMPUS DE TRÊS LAGOAS

Résumé

Sob um modo de produção desigual, a produção do espaço é um fenômeno classista propositalmente excludente. Os regentes urbanos, aliados aos planejadores estatais, criam marcas na paisagem que revelam a divisão da cidade em pedaços heterogêneos, munidos de mais ou menos equipamentos e serviços segundo a clientela socioeconômica a que se destinam. A industrialização acelerada que recai em alguns municípios brasileiros – basicamente o de Três Lagoas/MS – intensifica o apinhamento populacional, a migração, a extensão da malha urbana e o adensamento seletivo de serviços e objetos, de maneira tão apressada que o chão municipal aparenta epidermicamente estar destroçado, quando, na verdade, representa fielmente a processos desigualmente combinados, comprometidos com o geopoder classista. O pulsar do grande capital industrial atrai gentes e interesses, fazendo proliferar, como consequência da essência metabólica do sistema, a repulsa pelos interesses da maioria, expulsos tanto do centro citadino como do centro da atenção pública. Os abastados, por outro lado, além de terras e isenções às atividades econômicas industriais, recebem estímulos e autorização para habitar redutos urbanos privados, que reforçam, como um ciclo vicioso, a supremacia do privado sobre o público, ratificando a vitória do economicismo sobre o social.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Julio Cezar Ribeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, CAMPUS DE TRÊS LAGOAS
PROF. DR. DE GEOGRAFIA NA UFMS/TRÊS LAGOAS. GRADUADO E MESTRE PELA UNESP/PRESIDENTE PRUDENTE, SOB ORIENTAÇÃO DE ANTONIO THOMAZ JR. DOUTOR PELA UFF/NITERÓI, SOB ORIENTAÇÃO DE RUY MOREIRA. MEMBRO DO CEGET (CENTRO DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA DO TRABALHO)/UNESP E DO CERES (CENTRO DE ESTUDOS REGIONAIS E SOCIOAMBIENTAIS)/UFMS.
Publiée
2013-12-20
Comment citer
SANTOS, T. R. DOS; RIBEIRO, J. C. A CONDOMINIZAÇÃO DO TERRITÓRIO: MUROS E GRADES EM CHÃO TRÊS-LAGOENSE. Boletim de Geografia, v. 31, n. 3, p. 67-80, 20 déc. 2013.
Rubrique
Artigos científicos