ANÁLISE DO USO DA TERRA E DO COMPONENTE CLINOGRÁFICO POR MEIO DE GEOPROCESSAMENTO: O ENTORNO DO RESERVATÓRIO DE SALTO GRANDE - SP

  • Marcelo Fernando Fonseca Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
  • Lindon Fonseca Matias

Résumé

Estudos envolvendo a topografia do terreno, em especial englobando as classes de declividade, são tradicionalmente desenvolvidos em análises que buscam avaliar o uso da terra quanto a sua potencialidade e/ou limitação para fins de aproveitamento nas diversas atividades humanas. Incluído entre os diversos fatores que condicionam a ocupação e influenciam o uso e a valorização da terra dentro do contexto de apropriação urbana, o aspecto da declividade é também fator condicionador da erosão e, portanto, modelador da paisagem urbana. Assim, este trabalho objetivou identificar as classes de declive predominantes no entorno do Reservatório de Salto Grade/SP, avaliando suas características e o seus aspectos limitadores, além de fazer uma análise em relação aos principais usos da terra em cada classe considerada, utilizando para tanto o auxílio de uma base de dados constituída em software de análise espacial, o que demandou a aplicação de técnicas específicas de geoprocessamento. Os resultados demonstram a presença da cana-de-açúcar como uso principal (39,5%), seguido do uso urbano (24,2%), apontando que 29,3% da área encontra-se em declives de até 5% e a maior parte, compreendendo quase metade do território avaliado, em declives entre 5-12%, o que representa, em termos gerais, condições favoráveis na maior parte da área para usos diversificados da terra, incluindo o desenvolvimento de práticas agrícolas e englobando a possibilidade dos usos de natureza residencial e industrial, desde que adotadas as medidas corretas para a gestão da terra. 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Publiée
2015-02-13
Comment citer
FONSECA, M. F.; MATIAS, L. F. ANÁLISE DO USO DA TERRA E DO COMPONENTE CLINOGRÁFICO POR MEIO DE GEOPROCESSAMENTO: O ENTORNO DO RESERVATÓRIO DE SALTO GRANDE - SP. Boletim de Geografia, v. 32, n. 3, p. 48 - 60, 13 févr. 2015.
Rubrique
Artigos científicos