USO E OCUPAÇÃO DA TERRA E INDICADORES AMBIENTAIS DE IMPACTOS NEGATIVOS: BAIXO CURSO DO RIO SÃO FRANCISCO, ESTADO DE ALAGOAS, BRASIL
Résumé
Os indicadores ambientais podem avaliar tendências, prover informações de advertência e antecipar cenários de degradação. Parâmetros podem ser utilizados como formas de monitoramento: crescimento das áreas urbanas, diminuição das áreas verdes, assoreamento dos rios, entre outros. As transformações na bacia do rio São Francisco pela ação do homem são históricas e diversificadas devido à sua extensão em diferentes regiões percorridas. Assim, o trabalho objetivou realizar uma avaliação ambiental identificando os principais usos da terra e os indicadores ambientais de impactos negativos, utilizando geotecnologias e checklists. As áreas predominantemente naturais diminuíram em detrimento das áreas antropisadas, destacando-se o uso agrícola. Esta atividade tem relação direta com os indicadores negativos constatados, como o assoreamento e mudança na geometria dos canais. O índice geral de impacto negativo foi -200, considerado extremo, suscitado pelo não cumprimento da legislação ambiental vigente e planejamento e gestão territorial em desacordo com a dinâmica dos sistemas naturais.
Téléchargements
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.






