DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS: ANALISANDO AS PAISAGENS DO URBANO NO MUNICÍPIO DE JATAÍ (GO)-2013

  • Paulo de Alencar Monteiro Filho Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Marcio Rodrigues Silva Universidade Federal de Goiás - UFG
  • William Ferreira da Silva Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Roberta Costa Rocha Universidade Federal de Goiás - UFG

Résumé

A segregação socioespacial é um fenômeno que vem se tornando cada vez mais notório nas cidades brasileiras, sua materialidade atinge não somente os grandes centros urbanos, tornando-se uma paisagem usualmente comum inclusive em cidades pequenas. A desigualdade social aliada ao processo natural do sistema capitalista, provoca um estrangulamento social que obriga a uma (re)organização do espaço urbano, gerando acentuadas discrepâncias nas paisagens das cidades. O objetivo deste trabalho é demonstrar por meio da paisagem, a materialização da estratificação social, evidenciando os contrastes do lugar de morada em três bairros do município de Jataí-GO. O caminho seguido no presente estudo articula a teoria com os dados de trabalho de campo: fotografias e mapeamento das aéreas que apresentaram acentuadas discrepâncias em suas paisagens. Por fim, percebe-se que a paisagem está para além do visível, ou seja, há uma história na sua constituição, a qual nos leva a compreender um pouco mais sobre seu estado material, mesmo entendendo que a análise do espaço urbano, consiste em uma complexa avaliação de vários fenômenos.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Paulo de Alencar Monteiro Filho, Universidade Federal de Goiás - UFG
Graduado em Geografia - Modalidade licenciatura pela Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí - Mestre em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí.
Marcio Rodrigues Silva, Universidade Federal de Goiás - UFG
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2001), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2005) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Estudos Urbanos.
William Ferreira da Silva, Universidade Federal de Goiás - UFG
Possui graduação (Licenciatura) e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2013). atualmente é professor efetivo em regime de DE na Universidade Federal de Goiás, atuando principalmente na área de Geografia Humana. Desenvolve pesquisa sobre a expansão do setor sucroenergético no estado de Goiás
Roberta Costa Rocha, Universidade Federal de Goiás - UFG
Graduada em Geografia - Modalidade licenciatura pela Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí - Mestre em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí.
Publiée
2016-03-24
Comment citer
MONTEIRO FILHO, P. DE A.; SILVA, M. R.; DA SILVA, W. F.; ROCHA, R. C. DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS: ANALISANDO AS PAISAGENS DO URBANO NO MUNICÍPIO DE JATAÍ (GO)-2013. Boletim de Geografia, v. 33, n. 3, p. 121-133, 24 mars 2016.
Rubrique
Artigos científicos