RELAÇÕES SOCIAIS DOS IMIGRANTES POR MEIO DE REDES SOCIAIS
Resumo
Mais do que nunca as migrações estão inseridas em um contexto social no qual as relações entre os indivíduos e suas comunidades determinam o sucesso, a legitimidade e a probabilidade do migrar. Nesse sentido, está convencido de que a análise das migrações deve se utilizar de instrumentais/conceitos como os apresentados nos estudos de redes sociais. Isso porque ao relacionar redes sociais e imigrações, tem-se a oportunidade de observar a vida social e as estratégias de sobrevivência dos imigrantes. Analisar redes sociais, em um contexto de migração, permite a compreensão das várias dimensões das relações sociais dos imigrantes. Tal relação facilita a compreensão da mobilidade populacional, aperfeiçoando-se a visão dos desdobramentos espaciais causados por fenômenos sociais. Assim, o trabalho ora apresentado analisou redes sociais e imigrantes na cidade de Uberlândia-MG. Ao final, pôde-se compreender o migrante e suas interações, bem como compreendê-lo ante ao tipo de identificação e pertencimento aos seus espaços de inserção.
Downloads
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.