GEOTURISMO NA REGIÃO DO PARQUE ESTADUAL DO VALE DO CODÓ, PARANÁ, BRASIL: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES

  • Isonel Sandino Meneguzzo Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Résumé

Este artigo tem como objetivo realizar um levantamento das potencialidades e limitações da região do Parque Estadual do Vale do Codó, situado em Jaguariaíva, Paraná em relação ao desenvolvimento do geoturismo. Os procedimentos metodológicos envolveram pesquisa bibliográfica e documental, análise de carta topográfica e trabalhos de campo. No parque, bem como em seu entorno, existe um conjunto destacado de feições geológico-geomorfológicas, com significativo potencial para o desenvolvimento do geoturismo. A região apresenta as seguintes limitações: inexistência de infraestruturas para visitação pública, trilhas alocadas em locais inadequados, falta de recursos humanos devidamente qualificados para a condução e/ou monitoramento da região, ausência de fiscalização ambiental e de informações básicas na via de acesso ao parque.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Isonel Sandino Meneguzzo, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná e Professor Assistente do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Publiée
2015-12-06
Comment citer
MENEGUZZO, I. S. GEOTURISMO NA REGIÃO DO PARQUE ESTADUAL DO VALE DO CODÓ, PARANÁ, BRASIL: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES. Boletim de Geografia, v. 33, n. 1, p. 53 - 63, 6 déc. 2015.
Rubrique
Artigos científicos