A DIMENSÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICA DA CARTOGRAFIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Resumen
O presente artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa sobre a Cartografia como linguagem mediando o ensino com conteúdos relacionados ao objeto da Geografia, o espaço geográfico. Partimos da hipótese sobre a importância do conhecimento do lugar para a compreensão dos conceitos geográficos. Para isso as atividades didáticas utilizando a Cartografia Escolar mediarão o processo. A problemática também está justificada pela falta de materiais didáticos (in) formativos para trabalhar conceitos específicos de Geografia na esfera local. O principal enfoque deste trabalho está na localidade, com informações científicas para o aprendizado do aluno. As representações cartográficas, selecionadas, apresentam as características físicas da área urbana do município de Francisco Beltrão/PR, que o professor pode ter como base para trabalhar no nível do Ensino Fundamental I, fundamentadas na carta topográfica. A partir desses dados delimitamos e fomentamos o caminho da pesquisa que serve de apoio para decodificar a compreensão dos conceitos do aluno, leitor do mapa.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2016-05-14
Cómo citar
GERON, G.; FRANCISCHETT, M. N. A DIMENSÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICA DA CARTOGRAFIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Boletim de Geografia, v. 33, p. 33-42, 14 may 2016.
Sección
Artigos científicos
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.