ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO COM DISTINTAS CARACTERÍSTICAS DE PROCESSAMENTO E AQUISIÇÃO

  • Ricardo Michael Pinheiro Silveira Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Claudinei Taborda da Silveira Universidade Federal do Paraná - UFPR

Résumé

A utilização cada vez mais abrangente de Modelos Digitais de Elevação (MDEs) denota a necessidade do reconhecimento das limitações e potencialidades da modelagem e seus efeitos nos produtos derivados. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo analisar, por cálculos estatísticos comparativos, matriz de confusão e técnicas de geoprocessamento, as diferenças inerentes entre MDEs com distintas características de aquisição na área de estudo que compreende a porção central da Serra do Mar no estado do Paraná, Brasil. Primeiramente foram avaliados os efeitos da variação do tamanho de célula (5, 10, 15 e 20 metros) de um Modelo Digital do Terreno (MDT) interpolado pelo método Topogrid a partir de base vetorial planialtimétrica na escala 1:25.000, tanto para os valores de altimetria quanto para os atributos topográficos declividade, plano de curvatura e índice topográfico de umidade. Posteriormente foram realizados testes entre o MDT Topogrid e outros MDEs amplamente utilizados e de resolução mais grosseira: MDEs SRTM (90m v1, 90m v4, 30m v1,  banda-C versão 4 e banda X), Aster GDEM e MDEs do acervo Topodata. Os resultados evidenciaram as discrepâncias entre os MDEs, destacando que o emprego dos modelos para fins específicos deve se pautar em rigorosos critérios metodológicos. Conclui-se que a aplicação dos MDEs deve ser condizente à escala dos dados, aos métodos de processamento dos modelos, à escolha da resolução horizontal e aos algoritmos empregados no cálculo de atributos topográficos.

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Publiée
2016-05-14
Comment citer
SILVEIRA, R. M. P.; DA SILVEIRA, C. T. ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO COM DISTINTAS CARACTERÍSTICAS DE PROCESSAMENTO E AQUISIÇÃO. Boletim de Geografia, v. 33, p. 106-121, 14 mai 2016.
Rubrique
Artigos científicos