POLO NAVAL E PRODUÇÃO HABITACIONAL EM RIO GRANDE, RS - BRASIL

  • Bianca Reis Ramos Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS
  • Solismar Fraga Martins Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Résumé

A cidade do Rio Grande sempre se caracterizou por uma industrialização pregressa, já que dispõe de um parque industrial importante desde o século XIX, e ao mesmo tempo pela instabilidade do seu parque industrial em termos de resultados sociais e espaciais para a cidade. Tal inconstância em sua economia fabril trouxe alguns resultados desastrosos para a cidade, sob as transformações ocorridas na economia nacional e aliadas à incapacidade do empresariado citadino de se adaptar às novas regras da economia brasileira e internacional. Esse ciclo de desenvolvimento e estagnação sempre trouxe consigo o acréscimo populacional e, consequentemente, resultantes espaciais, já que essa população necessitava, além de moradia, satisfazer as suas necessidades básicas na cidade. O último enclave industrial portuário teve início em 2005 com a implantação do Polo Naval Gaúcho, onde Rio Grande foi beneficiado devido as suas características geográficas. Estas são expressas pelo seu amplo espaço retroportuário assim como um calado compatível com a atividade naval, o que permitiu a instalação de grandes estaleiros no município. O presente artigo apresenta um recorte das resultantes espaciais após a implantação do Polo Naval Gaúcho na cidade do Rio Grande, como cidade protagonista dessa atividade industrial. Abordamos os reflexos da política habitacional ascendente/descendente na cidade, os entraves de uma política de habitação social e os conflitos gerados pela aceleração desse processo no auge do Polo Naval Gaúcho.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Bianca Reis Ramos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS
Mestranda em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Área de Concentração: Análise Territorial). Tem experiência na área de geoprocessamento, com ênfase em cartografia temática e sistemas de informação geográfica, atuando nos temas de reestruturação e morfologia do espaço urbano e análise demográfica.
Solismar Fraga Martins, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (Área de Concentração: Desenvolvimento Regional e Urbano/ 2004). Atualmente é professor Associado I do Instituto de Ciências Humanas e da Informação e é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia - FURG. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, Planejamento Urbano e Geografia Regional.

Publiée
2017-09-08
Comment citer
REIS RAMOS, B.; MARTINS, S. F. POLO NAVAL E PRODUÇÃO HABITACIONAL EM RIO GRANDE, RS - BRASIL. Boletim de Geografia, v. 35, n. 3, p. 56-73, 8 sept. 2017.
Rubrique
Artigos científicos