ABORDAGEM METODOLÓGICA ECOLOGIA DA PAISAGEM: ORIGEM, ENFOQUE E TÉCNICAS DE ANÁLISE
Résumé
O presente trabalho tem por objetivo descrever a origem e o desenvolvimento da abordagem metodológica denominada Ecologia da Paisagem e o papel da paisagem no desenvolvimento de estudos com foco na interação sociedade e natureza. Diferentemente da Ecologia tradicional que tem no estudo das inter-relações verticais entre os ecossistemas o seu foco central de análise, a Ecologia da Paisagem centra-se no estudo das inter-relações horizontais entre as diversas unidades espaciais e nas relações verticais internas a essas unidades. Para o desenvolvimento deste trabalho realizou-se pesquisa bibliográfica, seguida da leitura e análise das principais referências sobre o tema. Desse modo, foi possível identificar a origem e sistematizar a evolução histórica dessa abordagem no âmbito das Ciências como um todo, além de compreender a sua estreita relação com a Ciência Geográfica. Nesse processo, visualizou-se também a importância da paisagem e suas métricas na investigação da complexa relação entre homem e natureza, e como suporte à gestão e ao planejamento ambiental. Assim, entendida como uma abordagem holística, a Ecologia da Paisagem que tem como objeto de estudo os padrões e interações da paisagem e suas mudanças ao longo tempo, considera tanto as paisagens naturais quanto às paisagens construídas pela ação do homem. Por se tratar de uma área do saber, relativamente nova, demanda mais estudos, que propiciem o aperfeiçoamento das técnicas já existentes de investigação da paisagem, sobretudo quando a ênfase for no grau de interação e conectividade dos elementos que a compõe.
Téléchargements
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.