A paisagem e o sistema de espaços livres públicos urbanos: uma integração necessária ao planejamento da região da EFAPI - Chapecó/SC - Brasil

Palavras-chave: Paisagem, Sistema de Espaços Livres, Planejamento urbano, QGIS

Resumo

Este artigo evidencia a necessária integração entre o estudo da paisagem e o sistema de espaços livres públicos urbanos para o planejamento e gestão da cidade. Tem por objetivo analisar e caracterizar a paisagem da região do Bairro Efapi - Chapecó-SC, evidenciando a constituição dos seus espaços livres públicos como elemento articulador da cidade e da paisagem urbana. A abordagem metodológica, realizada através de levantamentos de campo e mapeamentos por geoprocessamento, se estrutura na análise de uma macrounidades de planejamento e suas subdivisões em Unidades de Paisagem (UP). Os resultados mostram que a caracterização das seis Unidades de Paisagem evidenciou que as problemáticas ecológicas e culturais do uso e ocupação do solo estão se agravando, haja vista a expansão urbana de cunho habitacional, intensificada pela implementação de grandes estruturas industriais e institucionais. Os espaços livres públicos identificados foram a rua, a área verde e a praça, que são insuficientes para atender as necessidades da população local, bem como constituir um sistema capaz de intermediar os impactos da urbanização. As estratégias de requalificação urbana se concentram, portanto, na articulação dos Espaços livres públicos (praças, parques e vias urbanas) com as áreas de proteção de sensibilidade ecológica, como APPs junto a córregos, áreas verdes e áreas particulares vegetadas, através da requalificação paisagística do sistema viário.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-07-08
Como Citar
VALENTINI, D. R.; FACCO, J.; CONDE, Q. R. A paisagem e o sistema de espaços livres públicos urbanos: uma integração necessária ao planejamento da região da EFAPI - Chapecó/SC - Brasil. Boletim de Geografia, v. 38, n. 3, p. 34-55, 8 jul. 2021.
Seção
Artigos científicos