As dinâmicas territoriais do comércio informal nas feiras do distrito de Aprazível, Sobral (CE)
Resumen
O artigo se propõe a apresentar um estudo sobre as dinâmicas territoriais provocadas pela chegada de uma feira de negócios itinerantes, no distrito de Aprazível, em Sobral (CE). Tal atividade desencadeou um processo de reorganização de seu território, tanto físico com a construção de prédios, casas, estradas, sistema de esgoto etc., como no modo de vida da população local. Entretanto, as mudanças ocorreram ao longo de décadas, já que as primeiras feiras, segundo relatos dos moradores mais antigos do distrito, datam de meados da década de 1960, como será descrito na contextualização mais adiante, embora as mudanças mais expressivas tenham ocorrido com a feira de confecção da atualidade. Para o desenvolvimento do presente trabalho, faz-se necessário o uso de alguns procedimentos que servirão de suporte à coleta de informações, como a realização de um levantamento bibliográfico e documental, a observação por meio de atividades de campo, aplicação de questionários e a realização de entrevistas informais. Os fluxos gerados pelas feiras no distrito, no decorrer dos últimos sessenta anos, mostram a dinâmica existente entre os diversos atores envolvidos a exemplo feirantes, compradores, a Associação e os moradores do distrito, tendo em vista as transformações recorrentes das relações espaciais favorecidas diante de tal atividade. Assim, a feira estabelece mudanças diversas, que, ao que tudo indica, irão continuar ao longo dos anos, graças às contribuições que oferece para o crescimento econômico e estrutural do distrito do Aprazível.
Descargas
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.