Comunidade judaica de Curitiba/PR: contribuições às dinâmicas locais resultantes da imigração
Resumo
Historicamente Curitiba é vista como uma cidade que se forma efetivamente a partir da chegada dos migrantes europeus – incentivados pelas políticas nacionais de atração de demanda para exploração das terras com diferentes cultivos e branqueamento populacional, já antecedendo a abolição da escravatura em 1888 (PENA, 1988; BALHANA, 1996; WACHOVICZ, 2001); todavia, esta história é contada sob uma perspectiva específica, que por sua vez, endossa o imaginário que se tem de uma cidade (e estado) caracteristicamente agrícola, e pouco se discute sobre a chegada desses sujeitos e sua relação com a urbanização, pois é de se esperar que esta (trans)formação local conta com iniciativas também partida de membros destes grupos recém chegados às terras paranaenses. Sabendo disso, este trabalho teve como objetivo discorrer sobre a chegada do imigrante judeu à capital do estado no final do século XIX, apresentando como, a partir disso, houve alteração nas dinâmicas sociais de Curitiba. Para que o alcance deste objetivo fosse possível, realizou-se revisão bibliográfica e documental em produções que tratavam de temas condutores, a saber, migrações, história do Paraná e Curitiba, e migração judaica, e também se realizaram entrevistas com membros do grupo judeu, cujas trajetórias familiares cruzam com o histórico de desenvolvimento curitibano. Apresenta-se diante do exposto que a comunidade judaica estabelecida na cidade contribuiu com a formação local, por trazer consigo uma tradição de vida e trabalho urbanos historicamente atrelado aos países de onde seus membros saíam; isto permitiu à recém criada capital do estado ter em cotidiano um rol de atividades até então pouco ou não exploradas pelos demais grupos de migrantes estabelecidos, como por exemplo comércio, profissões liberais, espaços culturais, entre outros.
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