Metodologias ativas e letramento digital na Geografia escolar: uma proposta de mediação nos estudos do meio ambiente
Résumé
As temáticas que dialogam com o Meio Ambiente propõem discussões caras e intrínsecas à Geografia. Dada a relevância e a urgência em se trabalhar tais conteúdos e, do mesmo modo, associando ao avanço e à oferta dos aparatos tecnológicos, este estudo prima pelo uso de metodologias ativas, oportunizando o protagonismo discente e dispondo de recursos para uma mediação na perspectiva do letramento digital. Desse modo, propusemo-nos a desenvolver uma Sequência Didática – SD na perspectiva das metodologias ativas e do letramento digital na abordagem do Meio Ambiente para estudantes do Ensino Fundamental II da rede municipal de ensino de Sumé, Paraíba. Para tanto, aportamo-nos, dentre outros, em conceitos como metodologias ativas, letramento digital, SD, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Os caminhos metodológicos desse estudo são ancorados nos princípios da pesquisa aplicada, do tipo descritiva e de abordagem qualitativa. Para a coleta dos dados, foi aplicado um questionário ao universo de seis de um total de sete docentes. A partir das investigações, foi possível elaborar uma SD contemplando recursos diversos e passíveis de ser acessados de forma gratuita na Internet. O uso adequado da proposta, SD, construída a partir deste estudo, pode contribuir para o processo de mediação e construção de conhecimentos acerca da temática do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável junto ao público da educação básica, à medida que protagoniza os estudantes, dinamiza e diversifica a utilização de recursos, especialmente, os relacionados à telemática. Não se trata, porém, de “receita” pronta, tampouco a solução para os problemas da educação brasileira, mas uma possibilidade de intervenção.
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