Variabilidade da precipitação mensal e sazonal em Foz do Iguaçu/PR: análise do período de 1980 a 2017
Resumo
A variabilidade dos elementos climáticos é um processo que possibilita o reconhecimento de padrões, assim como a caracterização do clima em uma cidade e/ou região. Além de interferirem diretamente no modo como o espaço é produzido em sociedade, essas variações são importantes para que haja equilíbrio entre a vida humana e os ciclos observados, reduzindo os impactos advindos de eventos extremos, por exemplo. Sendo assim, o objetivo geral deste artigo foi identificar padrões e compreender a distribuição da precipitação nas escalas mensal e sazonal em Foz do Iguaçu, estado do Paraná, na série histórica de 1980 a 2017. A metodologia consistiu na revisão da literatura científica sobre escalas climáticas e sua importância para os estudos de Climatologia Geográfica, bem como na aquisição e tratamento estatístico de dados pluviométricos. Foram usados os programas Excel e RStudio. Os resultados obtidos indicam a concentração das chuvas nas estações da primavera e verão; os desvios positivos de precipitação foram mais significativos até os anos 2000, quando passaram a ser menos marcantes na série; as amplitudes positivas de precipitação estiveram mais acentuadas nos meses de janeiro e outubro, no período chuvoso; as amplitudes negativas foram evidentes em períodos de estiagem; a máxima absoluta ocorreu na primavera e a mínima no inverno; em janeiro e outubro houve melhor distribuição das chuvas, ou seja, mais dias com precipitação; em julho e agosto houve menos dias com chuva; a dispersão dos dados foi alta em toda a série, demonstrando a heterogeneidade dos dados, entretanto, esteve mais definida no mês de agosto, durante o inverno; e algumas variações expressivas puderam ser associadas aos períodos de manifestação do fenômeno ENOS em ambas as fases, El Niño e La Niña.
Downloads
Copyright (c) 2023 Boletim de Geografia

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.