Probabilidade de ocorrência de temperaturas mínimas e máximas mensais do ar prejudiciais e favoráveis aos cultivos agrícolas no Rio Grande do Sul

Résumé

Os objetivos deste trabalho foram verificar o ajuste de séries temporais de temperaturas mínima mensal (Tmín) e máxima mensal (Tmáx) do ar, do Estado do Rio Grande do Sul, às distribuições de probabilidade normal, log-normal, gama e weibull, determinar probabilidades de ocorrência e elaborar mapas com a interpolação de isolinhas. Aplicou-se o teste de aderência de Kolmogorov-Smirnov em 216 séries temporais de Tmín e 216 séries temporais de Tmáx (18 municípios × 12 meses). Com base na distribuição normal, determinaram-se valores de Tmín, cuja probabilidade de ocorrência de Tmín menor ou igual a esse valor é de 90%, e valores de Tmáx, cuja probabilidade de ocorrência de Tmáx maior ou igual a esse valor é de 90%. A partir desses valores foram elaborados mapas com interpolação de isolinhas com diferença de 0,5ºC. Os dados de Tmín e Tmáx se ajustam às distribuições normal, log-normal, gama e weibull, apresentando melhor aderência à distribuição normal. Os mapas com as isolinhas são úteis para verificar a probabilidade de ocorrência de Tmín e Tmáx prejudicial ou favorável para culturas agrícolas no Estado do Rio Grande do Sul, durante os meses do ano.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Publiée
2022-08-26
Comment citer
BORGES, R. DE M.; CARGNELUTTI FILHO, A.; LORO, M. V. Probabilidade de ocorrência de temperaturas mínimas e máximas mensais do ar prejudiciais e favoráveis aos cultivos agrícolas no Rio Grande do Sul. Boletim de Geografia, v. 40, p. 154-169, e62979, 26 août 2022.