A valorização no ensino de Geografia das práticas socioespaciais dos jovens na cidade
Résumé
A categoria juventude abarca distintos modos do que é ser jovem, pois não é possível caracterizar a juventude com uma definição universal, já que há uma heterogeneidade presente na vivência juvenil, perpassando contextos e circunstâncias distintas. Diante disso, a juventude deve ser entendida em sua pluralidade. A maneira como o professor se utiliza dos saberes cotidianos adquiridos pelos jovens para promover o ensino de Geografia pode interferir na compreensão deles a respeito da cidade, e no pensamento geográfico que se constrói entre a experiência e os conteúdos escolares. Promover atividades que unam o conhecimento cotidiano dos jovens escolares aos conteúdos escolares traz a possibilidade de produzir significados aos conceitos e conteúdos, e pode potencializar diferentes raciocínios. Nesse contexto, a presente pesquisa busca contribuir com as discussões acerca das práticas socioespaciais de jovens escolares na cidade, verificando como esses jovens, a partir de suas vivências, podem desenvolver raciocínios geográficos integrando conhecimento cotidiano ao conteúdo escolar. O objetivo central do trabalho é descrever as características dos jovens escolares pesquisados e propor sugestões de atividades pedagógicas que o professor pode utilizar para o ensino de Geografia a partir do protagonismo juvenil e da formação de conceitos, visando à formação do pensamento geográfico e desenvolvimento da cidadania. A metodologia da pesquisa integrou análise de questionários e elaboração de propostas pedagógicas para o ensino. Na pesquisa, foram realizadas sugestões de atividades pedagógicas que o professor pode utilizar para o ensino de Geografia a partir do protagonismo juvenil e da formação de conceitos. Esse protagonismo e a formação de conceitos mostram que o papel principal do professor, nessa situação, é criar condições para que os jovens entendam a cidade em que vivem e se reconheçam enquanto sujeitos, ao mesmo tempo em que possam lutar por suas demandas.
Téléchargements
Copyright (c) 2022 Boletim de Geografia

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.