Análise multitemporal da cobertura e do uso da terra do município de Itabirito (MG) para fins de gestão territorial
Resumen
As múltiplas aplicabilidades do Sensoriamento Remoto em prol do desenvolvimento estão presentes em ações promovidas por meio de parcerias públicas e/ou privadas voltadas à inovação tecnológica atrelada ao progresso da pesquisa, exercendo um papel fundamental nas tomadas de decisões e análises geoespaciais relacionadas ao planejamento e ao desenvolvimento. Assim, este estudo tem por objetivo a classificação de imagens orbitais utilizando machine learning em uma ferramenta open source, para subsidiar análises geoespaciais multitemporais referentes ao município de Itabirito (MG). A metodologia aplicada neste estudo envolveu o uso do plugin Dzetsaka no software QGIS versão 3.22 para a classificação das imagens de satélite, utilizando o algoritmo random forest como classificador. Para a validação, foi empregado o plugin AcATAMa, também incorporado ao software QGIS versão 3.22, juntamente com o método de amostras aleatórias estratificadas para avaliar a precisão dos mapas, tendo o quantitativo de 3.925 amostras de validação, divididas por ano. O cálculo do índice Kappa foi utilizado para avaliar a confiabilidade dos resultados, categorizando-os como 'substancial' e 'quase perfeito' nos anos analisados (2019-2022), no qual, obteve-se um índice Kappa entre 77% e 91%. A acurácia geral foi superior a 86%, indicando a precisão da classificação de uso e cobertura da terra no município de Itabirito (MG).
Descargas
Derechos de autor 2025 Boletim de Geografia

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0.
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.