Dinâmica dos perfis de praia do litoral de Necoclí: subsídios para o uso e gestão sustentável do Caribe colombiano
Résumé
Grande parte da linha de costa do Caribe Colombiano apresenta graves problemas de erosão costeira devido a fenômenos naturais e intervenções antrópicas. O município de Necoclí, localizado na zona sudoeste do Caribe Colombiano, não é exceção. Em virtude da sua peculiar geomorfologia e dinâmica costeira, há anos obras de proteção costeira tiveram que ser implementadas para reduzir os efeitos da erosão da linha de costa local. Entretanto, à época em que estas intervenções foram implementadas, houveram carências de estudos que pudessem avaliar o efeito destas obras de engenharia sobre a região. Deste modo, o presente trabalho avaliou a evolução e o transporte de sedimentos nas praias urbanas do município de Necoclí, a partir de simulações numéricas sobre regiões onde há notório adensamento de obras costeiras. Estas análises foram realizadas a partir da implementação do módulo PETRA do modelo numérico Sistema de Modelagem Costeira (SMC), tendo este sido calibrado/validado com dados in situ e perfis de praias detalhados. O uso do SMC permitiu comparações para períodos distintos, possibilitando avaliar o real impacto das obras costeiras sobre o transporte de sedimentos local. Assim, foi possível quantificar o efeito destas intervenções de engenharias em consonância com a variabilidade climática regional e processos de meso escala, sobre os processos de incremento da erosão costeira em praias adjacentes à porção em que as obras foram implementadas.
Téléchargements
Copyright (c) 2025 Boletim de Geografia

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.