ESCALA GEOGRÁFICA E ESCALA CARTOGRÁFICA: DISTINÇÃO NECESSÁRIA

  • Américo José Marques UEM
  • Maria de Lourdes Bueno Trindade Galo FCT/UNESP

Résumé

O propósito do presente artigo é esclarecer e trazer à tona noções relacionadas à distinção entre escala geográfica e a escala cartográfica. Embora complementares e com estreita integração, é necessário ter clareza quanto à delimitação de uma e de outra. No que diz respeito a estudos da Ecologia da Paisagem, fica bastante clara essa complementaridade e afinidade. Procurou-se transmitir neste trabalho várias abordagens relacionadas a esta temática, pois o conceito de escala é usado em muitos contextos, denotando frequentemente diferentes aspectos no espaço e no tempo. O seu entendimento e uso correto são fundamentais em pesquisas geográficas, cartográficas e ambientais, ou em todas aquelas em que se realizem sobre o espaço geográfico no qual ocorrem os fenômenos.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Américo José Marques, UEM
Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (1999). Atualmente prof. Assistente da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geocartografia, atuando principalmente nos seguintes temas: clinômetro, topografia e pedologia.
Publiée
2009-10-06
Comment citer
MARQUES, A. J.; GALO, M. DE L. B. T. ESCALA GEOGRÁFICA E ESCALA CARTOGRÁFICA: DISTINÇÃO NECESSÁRIA. Boletim de Geografia, p. 47-55, 6 oct. 2009.
Rubrique
Artigos científicos