ESCALA GEOGRÁFICA E ESCALA CARTOGRÁFICA: DISTINÇÃO NECESSÁRIA
Résumé
O propósito do presente artigo é esclarecer e trazer à tona noções relacionadas à distinção entre escala geográfica e a escala cartográfica. Embora complementares e com estreita integração, é necessário ter clareza quanto à delimitação de uma e de outra. No que diz respeito a estudos da Ecologia da Paisagem, fica bastante clara essa complementaridade e afinidade. Procurou-se transmitir neste trabalho várias abordagens relacionadas a esta temática, pois o conceito de escala é usado em muitos contextos, denotando frequentemente diferentes aspectos no espaço e no tempo. O seu entendimento e uso correto são fundamentais em pesquisas geográficas, cartográficas e ambientais, ou em todas aquelas em que se realizem sobre o espaço geográfico no qual ocorrem os fenômenos.Téléchargements
Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Publiée
2009-10-06
Comment citer
MARQUES, A. J.; GALO, M. DE L. B. T. ESCALA GEOGRÁFICA E ESCALA CARTOGRÁFICA: DISTINÇÃO NECESSÁRIA. Boletim de Geografia, p. 47-55, 6 oct. 2009.
Rubrique
Artigos científicos
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.