CONSTRUÇÃO DA BASE CARTOGRÁFICA DIGITAL EM ESCALA REGIONAL DOS CAMPOS GERAIS DO PARANÁ

  • Lindon Fonseca Matias Universidade Estadual de Campinas
  • Ângelo dos Santos

Resumo

A cartografia de base é um dos principais requisitos necessários para realizar projetos que trabalham com informações espacializadas. Neste sentido, a Cartografia Digital tem contribuído para que os mapas sejam realizados com maior precisão e agilidade, além de possibilitar uma maior facilidade de atualização e correção por estarem armazenados em meios digitais. Com o auxílio de tecnologias de geoprocessamento, o presente trabalho teve como objetivo principal elaborar uma base cartográfica digital contínua e atualizada da região dos Campos Gerais do Paraná. Visou também suprir as necessidades de tal mapeamento na região, já que serviu de referência para realização de mapas temáticos, tais como: mapa geomorfológico, mapa de uso e ocupação, carta imagem, entre outros; além de servir de apoio para realização de trabalhos de campo. A base cartográfica foi construída a partir da interpretação de imagens do satélite LANDSAT 7, sensor ETM+, utilizando-se técnicas visuais e de processamento digital de imagens. As principais feições cartográficas do mapa base foram digitalizadas utilizando-se o software ArcView GIS Image AnalystA qualidade do produto final, em termos cartográficos, foi considerada satisfatória, pois é suficiente para atender mapeamentos em escalas médias e pequenas, no caso adotado 1:250.000, direcionado ao planejamento regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lindon Fonseca Matias, Universidade Estadual de Campinas
Tem experiência profissional e acadêmica na área de Geografia, com ênfase em Geoprocessamento, atuando principalmente no tema: Geotecnologias aplicadas à gestão do território. Currículo Lattes
Publicado
2011-03-24
Como Citar
MATIAS, L. F.; SANTOS, ÂNGELO DOS. CONSTRUÇÃO DA BASE CARTOGRÁFICA DIGITAL EM ESCALA REGIONAL DOS CAMPOS GERAIS DO PARANÁ. Boletim de Geografia, v. 24, n. 1, p. 95-108, 24 mar. 2011.
Seção
Artigos científicos