COMPARTIMENTAÇÃO MORFOESTRUTURAL DA CARTA DE FAXINAL - PR
Resumo
A área de estudo contida na carta topográfica de Faxinal (SG.22-V-B-III-1-MI-2805/1 – escala 1:50.000) apresenta diversificadas feições de relevo, denotadas pelos aspectos geológicos, geomorfológicos, padrões de drenagem entre outras. A resistência diferencial dos materiais litológicos do Mesozóico e Paleozóico refletiu no processo intempérico instalado nos diferentes paleoambientes, produzindo diversas paleopaisagens. A partir desta abordagem o presente trabalho propõe o mapeamento dos compartimentos geomorfológicos da carta em questão, para o qual foram utilizadas cartas de hipsométrica, de declividade, e geológica. Dados SRTM e TOPODATA serviram de base para a construção de perfis topográficos transversais. Para o estudo dos níveis morfológicos, condicionados às litologias e estruturas da Bacia Sedimentar do Paraná, foi realizado o estudo do comportamento estruturante, controlado por litoestruturas, lineamentos estruturais diversos e hidrografia. Foram identificados cinco compartimentos morfoestruturais que apresentam diferentes redes de drenagem, com variação de altitude e relevos residuais.
Downloads
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.