<b>Integração e estruturação do território Amazônico como consequência da expansão capitalista no Brasil</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v31i2.18880

  • José Antônio Herrera Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Altamira / Faculdade de Geografia- Laboratório de Geografia Humana.
  • José Queiroz de Miranda Neto Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Altamira / Faculdade de Geografia- Laboratório de Geografia Humana.
  • Rodolfo Pragana Moreira Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Altamira / Faculdade de Geografia- Laboratório de Geografia Humana.
Palavras-chave: Amazônia, Território, Expansão Capitalista

Resumo

O Brasil ao sofrer interferências externas em sua configuração social e econômica acarretou um quadro de desigualdades regionais que se acentua a cada tentativa de integração dos territórios, principalmente por adotar um modelo em que se apropria dos recursos naturais disponíveis com custos mínimos para o capital, formando diferentes territórios a partir da imposição do próprio capital. Neste sentido o texto tem em seu escopo uma reflexão acerca das consequências para a Amazônia, afinal a integração da Amazônia à dinâmica nacional desencadeou o processo de redefinição das relações sociais transformando a configuração de região para constituir-se um território pautado pela coexistência e disputa de racionalidades quanto à posse da terra, ao uso dos recursos naturais e a expectativa de reprodução social. O período da história econômica da Amazônia pautada nos moldes dual cede espaço às relações complexas no valor de troca em que os sujeitos vivem à expansão do capital no território. Ao invés de região fronteira a Amazônia passa a ser um território de fronteiras, condicionadas pelo capital que se vale das adversidades para estabelecer suas diferentes formas na configuração necessária para sua reprodução e expansão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Antônio Herrera, Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Altamira / Faculdade de Geografia- Laboratório de Geografia Humana.
Professor/pesquisador da Universidade Federal do Pará - UFPA / Campus de Altamira, lotado na Faculdade de Geografia. Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Pará (2001) e mestrado em Agriculturas Amazônicas pela Universidade Federal do Pará (2003). Doutorado em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento e Territótio; Dinâmicas Agrárias; Economia Agrária e dos Recursos Naturais; Produção Agropecuária Familiar; Gestão dos Recursos Naturais
Publicado
2012-11-24
Como Citar
HERRERA, J. A.; MIRANDA NETO, J. Q. DE; MOREIRA, R. P. <b>Integração e estruturação do território Amazônico como consequência da expansão capitalista no Brasil</b&gt; - doi: 10.4025/bolgeogr.v31i2.18880. Boletim de Geografia, v. 31, n. 2, p. 19-36, 24 nov. 2012.
Seção
Artigos científicos