ESCOAMENTO SUPERFICIAL E PERDAS DE SOLOS POR EROSÃO HÍDRICA EM UMA TOPOSSEQUÊNCIA SOBRE O ARENITO CAIUÁ NO NOROESTE DO ESTADO DO PARANÁ

  • José Edézio Cunha Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Campus Marechal Cândido Rondon, Paraná
  • Maria Teresa de Nóbrega Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Selma Simões de Castro Universidade Federal de Goias - UFG
  • Maria de Fátima Guimarães Universidade Estadual de Londrina - UEL

Resumen

O conhecimento do comportamento hídrico nas coberturas pedológicas é importante para os estudos de prevenção e contenção dos processos erosivos. Visando contribuir com esta discussão, o presente trabalho foi realizado em uma vertente constituída por sistema pedológico Latossolo Vermelho eutrófico - Argissolo Vermelho eutrófico, oriundos do arenito Caiuá, no município de Cidade Gaúcha, Noroeste do Estado do Paraná. O objetivo deste trabalho foi a mensuração da infiltração, do escoamento superficial e das perdas de solos por erosão, através de chuva simulada. Após abordagem morfológica detalhada do sistema pedológico, realizaram-se ensaios de chuva simulada na superfície da cobertura latossólica, no topo da vertente (3% declividade), e sobre o Argissolo, na baixa vertente (9% de declividade). No início da chuva, quando os solos estavam secos, a água precipitada foi totalmente infiltrada, ou seja, não ocorrendo escoamento superficial, mas a partir de um determinado tempo de chuva a taxa de infiltração foi reduzida, dando origem ao escoamento superficial. O escoamento superficial se iniciou mais cedo e foi mais volumoso sobre o Latossolo, mas as perdas de solo foram superiores no Argissolo. Características morfológicas e físicas do horizonte superficial, além da declividade e posição na vertente, influenciaram esses resultados.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

José Edézio Cunha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Campus Marechal Cândido Rondon, Paraná
Linhas de Pesquisa: 1. Pedologia e Geomorfologia Professor Adjunto da Unioeste no Colegiado do Curso de geografia desde 1999. Professor do programa de mestrado em Geografia da Unioeste no campus de Francisco Beltrão. Formado em Geografia pela UEM no ano de 1991. Mestre e Doutor em Geografia Física pela USP, respectivamente nos anos de 1996 e 2002.
Publicado
2016-10-22
Cómo citar
CUNHA, J. E.; NÓBREGA, M. T. DE; CASTRO, S. S. DE; GUIMARÃES, M. DE F. ESCOAMENTO SUPERFICIAL E PERDAS DE SOLOS POR EROSÃO HÍDRICA EM UMA TOPOSSEQUÊNCIA SOBRE O ARENITO CAIUÁ NO NOROESTE DO ESTADO DO PARANÁ. Boletim de Geografia, v. 34, n. 1, p. 141-153, 22 oct. 2016.
Sección
Artigos científicos