ANÁLISE URBANA GLOBAL: APLICAÇÃO DE AGRUPAMENTOS FUZZY PARA AS PRINCIPAIS CIDADES DO MUNDO - LEADING WORLD CITIES

  • Douglas Sathler Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí - UFVJM
  • Everton E. C. de Lima Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Fabiana Aparecida Silva Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí - UFVJM
  • Tatiana Cristina Brant Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí - UFVJM

Resumen

O trabalho destaca a importância das abordagens empíricas nos estudos sobre as principais cidades do mundo, demonstrando os avanços presentes na literatura recente e, também, as principais limitações das publicações que exploram o tema. Após isso, apresenta uma análise empírica com base em métodos estatísticos multivariados para a definição de agrupamentos de cidades (Fuzzy). A análise é realizada com base nos dados disponibilizados por ATKearney (2008; 2010; 2012), além de informações sobre o contingente demográfico (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, 2013) e o nível de riqueza (PwC, 2011). O modelo aponta a existência de cinco tipos de agrupamentos que, conforme suas características foram denominados de Grandes Centros Consolidados, Centros Consolidados, Grandes Centros Emergentes, Centros Emergentes e Centros Marginais. A tríade “Nova Iorque, Londres e Tóquio” parece dar lugar a uma nova realidade marcada pela formação de três grandes eixos de comando, com a participação imediata de outros centros com funções relevantes na hierarquia urbana global. Ainda, os maiores países em desenvolvimento se destacam pela presença de Grandes Centros Emergentes, enquanto os Centros Emergentes e Centros Marginais estão concentrados, sobretudo, nos países do hemisfério Sul.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Douglas Sathler, Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí - UFVJM
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Doutor em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG (CEDEPLAR-UFMG). Tem experiência na área de Geografia com ênfase na construção e implementação de projetos educacionais, em Geoprocessamento e tratamento da informação espacial, demografia, planejamento urbano e regional e meio ambiente. Em 2009, trabalhou como pesquisador Pós-Doc (CNPQ) junto ao programa de pós-graduação do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG (DESA).Trabalhou como Gestor de Ensino e Pesquisa na Fundação João Pinheiro (2009-2010), atuando em projetos de planejamento urbano e regional na escala metropolitana. Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM (Diamantina, MG). Leciona disciplinas nos cursos de Licenciatura em Geografia e de Humanidades. Coordenador do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LAUR) do NUGEO-UFVJM. Editor da Revista Espinhaço (UFVJM). Vice-coordenador do Grupo de Trabalho (GT) "População, Espaço e Ambiente" da ABEP. Credenciado como Docente no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Gestão Integrada do Território (UNIVALE - Governador Valadares). Bolsista do PIBID-CAPES.
Everton E. C. de Lima, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Inst. de Filosofia e Ciências Humanas / Departamento de Demografia / Núcleo de Estudos da População - NEPO
Fabiana Aparecida Silva, Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí - UFVJM
Graduanda em Geografia – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, MG
Tatiana Cristina Brant, Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí - UFVJM

Instituto de Geociências / Mestranda em Geografia

Publicado
2015-12-06
Cómo citar
SATHLER, D.; E. C. DE LIMA, E.; SILVA, F. A.; BRANT, T. C. ANÁLISE URBANA GLOBAL: APLICAÇÃO DE AGRUPAMENTOS FUZZY PARA AS PRINCIPAIS CIDADES DO MUNDO - LEADING WORLD CITIES. Boletim de Geografia, v. 33, n. 1, p. 145 - 165, 6 dic. 2015.
Sección
Artigos científicos