ANÁLISE URBANA GLOBAL: APLICAÇÃO DE AGRUPAMENTOS FUZZY PARA AS PRINCIPAIS CIDADES DO MUNDO - LEADING WORLD CITIES

  • Douglas Sathler Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí - UFVJM
  • Everton E. C. de Lima Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Fabiana Aparecida Silva Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí - UFVJM
  • Tatiana Cristina Brant Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí - UFVJM

Résumé

O trabalho destaca a importância das abordagens empíricas nos estudos sobre as principais cidades do mundo, demonstrando os avanços presentes na literatura recente e, também, as principais limitações das publicações que exploram o tema. Após isso, apresenta uma análise empírica com base em métodos estatísticos multivariados para a definição de agrupamentos de cidades (Fuzzy). A análise é realizada com base nos dados disponibilizados por ATKearney (2008; 2010; 2012), além de informações sobre o contingente demográfico (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, 2013) e o nível de riqueza (PwC, 2011). O modelo aponta a existência de cinco tipos de agrupamentos que, conforme suas características foram denominados de Grandes Centros Consolidados, Centros Consolidados, Grandes Centros Emergentes, Centros Emergentes e Centros Marginais. A tríade “Nova Iorque, Londres e Tóquio” parece dar lugar a uma nova realidade marcada pela formação de três grandes eixos de comando, com a participação imediata de outros centros com funções relevantes na hierarquia urbana global. Ainda, os maiores países em desenvolvimento se destacam pela presença de Grandes Centros Emergentes, enquanto os Centros Emergentes e Centros Marginais estão concentrados, sobretudo, nos países do hemisfério Sul.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Douglas Sathler, Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí - UFVJM
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Doutor em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG (CEDEPLAR-UFMG). Tem experiência na área de Geografia com ênfase na construção e implementação de projetos educacionais, em Geoprocessamento e tratamento da informação espacial, demografia, planejamento urbano e regional e meio ambiente. Em 2009, trabalhou como pesquisador Pós-Doc (CNPQ) junto ao programa de pós-graduação do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG (DESA).Trabalhou como Gestor de Ensino e Pesquisa na Fundação João Pinheiro (2009-2010), atuando em projetos de planejamento urbano e regional na escala metropolitana. Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM (Diamantina, MG). Leciona disciplinas nos cursos de Licenciatura em Geografia e de Humanidades. Coordenador do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LAUR) do NUGEO-UFVJM. Editor da Revista Espinhaço (UFVJM). Vice-coordenador do Grupo de Trabalho (GT) "População, Espaço e Ambiente" da ABEP. Credenciado como Docente no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Gestão Integrada do Território (UNIVALE - Governador Valadares). Bolsista do PIBID-CAPES.
Everton E. C. de Lima, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Inst. de Filosofia e Ciências Humanas / Departamento de Demografia / Núcleo de Estudos da População - NEPO
Fabiana Aparecida Silva, Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí - UFVJM
Graduanda em Geografia – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, MG
Tatiana Cristina Brant, Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí - UFVJM

Instituto de Geociências / Mestranda em Geografia

Publiée
2015-12-06
Comment citer
SATHLER, D.; E. C. DE LIMA, E.; SILVA, F. A.; BRANT, T. C. ANÁLISE URBANA GLOBAL: APLICAÇÃO DE AGRUPAMENTOS FUZZY PARA AS PRINCIPAIS CIDADES DO MUNDO - LEADING WORLD CITIES. Boletim de Geografia, v. 33, n. 1, p. 145 - 165, 6 déc. 2015.
Rubrique
Artigos científicos