PLANEJAMENTO URBANO EM TERESINA (PI): ABORDAGENS DA ÁREA CENTRAL NOS PLANOS

  • Silvana de Sousa Silva Instituto Federal do Pará - IFPA
  • Antonio Façanha Instituto Federal do Pará - IFPA

Résumé

A análise da dinâmica do espaço urbano permite a identificação dos aspectos, elementares para a averiguação do significado dos processos orientados para ações em recortes como a área central. Nessa perspectiva, o planejamento urbano recebe destaque, demandando abordagens em escala nacional, mas também investigações locais, como subsídio para o entendimento de similitudes e diferenciações. Diante das características assumidas pelo planejamento e a trajetória deste na cidade de Teresina (PI), objetivou-se com o presente artigo, caracterizar as abordagens da (re)produção espacial da área central de Teresina, a partir da verificação do papel assumido nos Planos elaborados para a cidade. Para tanto, os procedimentos metodológicos foram compostos pela revisão de referencial teórico, utilizando autores como Lacerda et al. (2005); Souza (2006); Villaça (1999); Souza e Rodrigues (2004); Chaves (1998), bem como pela análise do processo de constituição dos Planos. Conclui-se, portanto, que as discussões sobre a área central de Teresina assumiram relevo em todos os Planos analisados, especialmente associadas a concentração de atividades e fluxos, demonstrado o papel que esse recorte guarda, no contexto da produção do espaço urbano da cidade.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Silvana de Sousa Silva, Instituto Federal do Pará - IFPA
Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí-UFPI (2012-2014). Professora Substituta do Departamento de Geografia e História da Universidade Federal do Piauí e professora do Programa de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/UESPI. Participa na condição de pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estudos Regionais e Urbanos (GERUR), vinculado à UFPI. Desenvolve pesquisas relacionadas a cidade; planejamento e gestão urbanos; intervenções urbanas; centro e centralidade urbana; dinâmica urbano-regional; relação urbano-rural, métodos e técnicas de pesquisa em Geografia; metodologia e procedimentos alternativos no ensino de Geografia. Avaliadora da Revista Equador UFPI.
Antonio Façanha, Instituto Federal do Pará - IFPA
Doutor em Geografia (UFPE/2009). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal do Piauí, tendo desenvolvidos estudos na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, Geografia Regional, Geografia do Piauí e Ensino de Geografia. Publicou os livros "Desmitificando a geografia: espaço, tempo e imagens [2004] ;Indicações geográficas e temas em foco; [2011]. Participa na condição de líder do Grupo de Pesquisa intitulado; Grupo de Estudos Regionais e Urbanos [GERUR], vinculado ao CNPq/UFPI e pertence ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Geografia [NUPEG]. Foi Coordenador do Mestrado em Geografia da UFPI [2011/2013]. Atualmente é docente-pesquisador da Graduação e do Mestrado em Geografia/UFPI.
Publiée
2017-08-09
Comment citer
SILVA, S. DE S.; FAÇANHA, A. PLANEJAMENTO URBANO EM TERESINA (PI): ABORDAGENS DA ÁREA CENTRAL NOS PLANOS. Boletim de Geografia, v. 35, n. 1, p. 17-27, 9 août 2017.
Rubrique
Artigos científicos