EXPANSÃO TERRITORIAL URBANA NOS POLOS EDUCACIONAIS DO SEMIÁRIDO PARAIBANO

  • Francilaine Nóbrega de Lima Universidade Federal de Campina Grande
  • Janaína Barbosa da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Thaís Mara Souza Pereira Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Localidades centrais. Geoprocessamento. Sensoriamento Remoto. Espaço urbano. Instituições de ensino.

Resumo

Baseada nas funções centrais exercidas pelos espaços urbanos, o setor educacional configura-se como um dos principais, potencializando atração de pessoas que necessitam dessa localidade central para exercer suas atividades cotidianas. Dessa forma, os municípios de Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras, localizados no estado da Paraíba e compreendidos pelo semiárido paraibano, foram selecionados como área de estudo. Assim, o presente estudo objetivou analisar espaço-temporalmente a expansão territorial urbana dos municípios supracitados. De modo que, a hipótese do estudo é relacionar a expansão territorial urbana com a consolidação de instituições públicas de ensino superior e/ou técnico localizadas nestes municípios. Buscou-se relacionar a presença dos Campi com a expansão urbana verificada nesses municípios, tendo como problemática, a influência dessas instituições sobre a dinâmica de crescimento urbano percebido nesses municípios. Para tanto, mapeou-se as áreas urbanas centrais e quantificou-se a extensão dessas para cada município através das imagens de satélite tratadas e analisadas. Por fim, conclui-se que os municípios analisados exercem papel polarizador em relação aos municípios adjacentes. Vale a ressalva que cada núcleo urbano existe uma dinâmica diferenciada, influenciada por diversos fatores, entre eles o número de instituições, sua localização, bem como a instalação no Município. Portanto, a presente pesquisa corrobora a ideia de aceleração e direcionamento da expansão territorial urbana a partir da instalação das instituições públicas de ensino (superior/técnica).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francilaine Nóbrega de Lima, Universidade Federal de Campina Grande
Graduanda do curso de Geografia - Licenciatura pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Faz parte do grupo de pesquisa Cartografia, Geoprocessamento e Sensoriamento remoto - CAGEOS, desde 2012.
Janaína Barbosa da Silva, Universidade Federal de Campina Grande
É professora Adjunta na Universidade Federal de Campina Grande na Unidade Acadêmica de Geografia na área de Cartografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Coordenadora de Pesquisa e Extensão da Unidade Acadêmica de Geografia da UFCG. Coordenadora do Laboratório de Cartografia Digital, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto-CADIGEOS dos cursos de Pós-graduação do Centro de Humanidades da UFCG. Líder do Grupo de pesquisa Cartografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto -CAGEOS certificado no CNPQ. Possui graduação (2003), mestrado (2006) e Doutorado em Geografia (Março-2012) todos pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Biogeografia, Sensoriamento Remoto e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, estuário, manguezal, impactos ambientais e degradação ambiental. Atualmente é revisora dos periódicos: Revista Brasileira de Geografia Física (RBGF) e da Revista de Geografia (pós Graduação em Geografia da UFPE). Colaboradora do curso de Pós-graduação em Recursos Naturais da UFCG.
Thaís Mara Souza Pereira, Universidade Federal de Pernambuco
Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande-PB. Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Integrante do grupo de pesquisa Gestão e Ordenamento Ambiental - GEOAMB pela Universidade Federal de Campina Grande.
Publicado
2017-12-01
Como Citar
LIMA, F. N. DE; SILVA, J. B. DA; PEREIRA, T. M. S. EXPANSÃO TERRITORIAL URBANA NOS POLOS EDUCACIONAIS DO SEMIÁRIDO PARAIBANO. Boletim de Geografia, v. 35, n. 2, p. 18-30, 1 dez. 2017.
Seção
Artigos científicos