CARTOGRAFIA E GEOGRAFIA: GOOGLE EARTH COMO METODOLOGIA DE ENSINO
Resumo
A busca por metodologias para o ensino de cartografia na disciplina geografia ainda é um desafio a ser superado, visto que a falta de acesso a meios educacionais digitais (tablets, notebooks, desktops etc.) ou lacunas de aprendizagem em séries iniciais corroboram para que o aluno desconheça ou tenha dificuldades de aprendizagem para conceitos básicos da geografia devido ao não contato com conteúdos cartográficos. Neste sentido, são objetivos do presente trabalho, (i) identificar as principais dificuldades que o aluno tem com o uso de terminologias cartográficas em sala de aula e (ii) analisar o uso do software Google Earth como metodologia de ensino de Geografia. A metodologia foi dividida em três etapas, (1) levantamento de materiais bibliográficos, (2) levantamento de materiais primários, consistindo em trabalho de campo, sendo aplicados três questionários de forma aberta, o primeiro - pré-oficina, o segundo - pós-oficina e o terceiro questionário aplicado junto aos professores de Geografia e (3) fase executada em laboratório, com o intuito de sistematizar e analisar os dados obtidos em campo, além da elaboração dos resultados e discussões. A análise dos dados permitiu afirmar que o uso de softwares como Google Earth possibilita ao professor explorar diferentes meios de "ensinar" conteúdos cartográficos inerentes ao ensino de Geografia, bem como estimula o interesse dos alunos para conhecer ferramentas digitais que possibilitam o ensino e a aprendizagem de conceitos a serem utilizados pela ciência geográfica no cotidiano.
Downloads
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.