A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UM ESTUDO EM DIÁLOGO COM AS ESTRATÉGIAS DO CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO
Resumo
No conselho de classe escolar, muitas vezes, destacam-se os debates acerca das notas e comportamentos dos alunos. Paralelamente, as relações entre ensinar e aprender, que compõem a singularidade da escola, acabam sendo esmaecidas. Essas tensões que interferem na construção do conhecimento, se manifestam nos registros escolares e compreendem a problemática que é estudada no presente artigo. Assim, nosso objetivo envolve investigar as relações entre os sujeitos escolares em diálogo com os enunciados nas atas do conselho de classe participativo de uma escola urbana do oeste de Santa Catarina (SC). Metodologicamente, se sustenta em referenciais teóricos de pesquisadores, especialmente da área da educação, em interlocução com os registros em atas dos responsáveis, alunos e professores da turma da 1ª série do no Ensino Médio, do 1º bimestre de 2017. O texto está organizado em três partes. Na primeira, apresentamos algumas reflexões teóricas acerca da mediação e relação professor-aluno. Na segunda parte, realizamos uma abordagem das atribuições do conselho de classe no estado de SC. Na terceira parte, analisamos os registros que tomam o formato de ata do conselho de classe e configuramos reflexões por meio da análise dos mesmos, considerando os argumentos dos pesquisadores. Inferimos que os responsáveis, os alunos e os professores apontam distintas noções relacionadas ao processo ensino-aprendizagem, e que compreendemos que a noção freireana do diálogo pode auxiliar no enfrentamento da questão.
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