Estação Ecológica do Seridó e sua zona de amortecimento: relações com a comunidade
Resumen
Estudar as relações entre sociedade e natureza é um aspecto fundamental para entender a dinâmica evolutiva do meio ambiente e sociedade, por ora palco de muitos conflitos. Este trabalho teve como objetivo verificar relações que existem entre a Estação Ecológica, localizada no município de Serra Negra do Norte-RN, e os residentes na sua Zona de Amortecimento. Para o estudo, foi usado questionário com perguntas estruturadas e semiestruturadas para população residente e pessoal técnico da unidade de conservação. Os respondentes foram escolhidos de forma aleatória, na zona de amortecimento, área rural. Na análise dos questionários, utilizou-se estatística básica e análise de conteúdo, as quais foram agrupadas em categorias de respostas. Foi possível perceber que existe entendimento da população quanto aos aspectos relacionados à importância e conservação da natureza. Quanto à relação dos moradores com a zona de amortecimento, identifica-se a não existência e o não conhecimento dos moradores sobre esta referida área. Em relação à estação, a análise das respostas revela que existem problemas administrativos e também falta de recursos financeiros e humanos, porém já existiram boas práticas com os moradores do entorno, o que, juntamente com a percepção atual dos respondentes, cria um ambiente favorável a mudanças que tragam desenvolvimento e melhorias nas relações da unidade de conservação com a população do entorno e vice-versa.
Descargas
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.