Um espectro ronda as pequenas cidades: o aumento da violência e da insegurança objetiva
Resumen
“Era uma vez uma cidade pequena, tranquila e segura em que as portas e as janelas ficavam abertas” representa uma frase simples, mas que sintetiza este artigo. A dialética liberdade-segurança, em essência, é entendida como as condições que separam a liberdade da segurança quando deveriam uni-las para ocorrerem concomitantemente. Assim, em nome da segurança, as janelas e as portas estão se fechando nas pequenas cidades! Mais do que isso, as pessoas também estão se fechando para a sociabilidade e para o espaço e a vida pública. O principal objetivo deste artigo é demonstrar as explicações para o aumento da violência e da insegurança objetiva em pequenas cidades. Os procedimentos metodológicos foram: levantamento bibliográfico acerca da violência e da insegurança objetiva; levantamentos complementares para entender os fatores explicativos; realização de trabalhos de campo, sistematização das informações e dos dados coletados; e elaboração da redação final. Os resultados revelaram situações alarmantes e recorrentes de violência em pequenas cidades, além da geração da insegurança objetiva. Os principais fatores explicativos para esse fenômeno são: a propagação do tráfico ilícito, sobretudo de drogas; a difusão do modo de vida metropolitano por meio da mídia; e a ausência ou a insuficiência dos serviços públicos de segurança.
Descargas
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.