Detecção de mudança no uso e cobertura da terra ao longo de 10 anos (2007 e 2017) do Parque Nacional da Chapada das Mesas, Maranhão

Palavras-chave: Unidade de conservação, Sensoriamento remoto, Geoprocessamento, Bioma cerrado

Resumo

As unidades de conservação são impactadas ao longo dos anos com o processo de antropização em suas áreas, como o caso do Parque Nacional das Chapadas das Mesas (PNCM), localizado no sul do estado do Maranhão, entre os municípios de Carolina, Estreito e Riachão, que já apresenta alterações significativas em suas características naturais. Está inserido no bioma cerrado, com grande biodiversidade ecológica e a existência de inúmeras nascentes que abastecem principalmente a bacia do rio Tocantins. Neste contexto, tem-se como objetivo geral analisar comparativamente os efeitos do uso e cobertura da terra do Parque Nacional das Chapadas das Mesas nos anos de 2007 e 2017, trabalhados na escala 100.000. A metodologia usada para essa pesquisa consistiu em revisão bibliográfica e uso do Sistema de Informação Geográfica (SIG), com o software SPRING e QGIS para estruturar os dados geográficos. Entre os resultados alcançados destaca-se como o mais agravante o aumento da agricultura com culturas cíclicas e as queimadas, ocasionadas pelo aumento da ocupação humana dentro da unidade de conservação. Pesquisas utilizando o sensoriamento remoto são consideradas de suma importância no apoio aos procedimentos e nas estratégias de melhoria das políticas de planejamento e gestão territorial dos Parques Nacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-31
Como Citar
ROCHA, H. A.; SOARES, I. G.; ARAÚJO, E. P. DE; ALMEIDA JUNIOR, E. B. DE; MARQUES, A. R. Detecção de mudança no uso e cobertura da terra ao longo de 10 anos (2007 e 2017) do Parque Nacional da Chapada das Mesas, Maranhão. Boletim de Geografia, v. 39, p. 195-210, e58256, 31 jan. 2022.
Seção
Artigos científicos