Dinâmica geoquímica em cabeceiras de drenagem da Depressão do Paraíba do Sul: subsídios à compreensão do papel morfodinâmico de nascentes e canais de baixa ordem
Résumé
As cabeceiras de drenagem configuram sistemas hidrogeomorfológicos complexos, em que a ação combinada dos cursos fluviais e das águas subterrâneas que emergem em nascentes contribui para a evolução do relevo. Essa importante relação pode se refletir em rebaixamento de topos, capturas fluviais, prolongamentos da linha de drenagem e esvaziamento geoquímico de vertentes. No intuito de auxiliar a compreensão dos processos geomorfológicos de perda de massa nesses sistemas, este trabalho tem o objetivo de investigar a dinâmica geoquímica em cabeceiras de drenagem da Depressão do Paraíba do Sul, fornecendo subsídios para a compreensão do papel de nascentes e canais de baixa ordem na morfodinâmica e na configuração do modelado local-regional. A área de estudo abarca duas cabeceiras da borda da Depressão do Paraíba do Sul, no contato com a Serra da Mantiqueira Setentrional (município de Simão Pereira, Minas Gerais, Brasil). A partir de análises laboratoriais da carga em solução das águas fluviais, nota-se uma relação interescalar evidente, em que fatores regionais e locais coadunam na explicação da desnudação geoquímica desses sistemas. Os resultados apontam para uma perda geoquímica baixa e extremamente variável (no tempo e no espaço), com valores absolutos entre 373 e 3.024 kg/km²/y, com respectivo rebaixamento do relevo calculado de 0,6m/My, em média, para a área de estudo. Há, portanto, uma relação direta entre a hierarquia fluvial das cabeceiras com a desnudação geoquímica, mas pequenas alterações na mineralogia do substrato geológico e das coberturas pedológicas, ou nas características hidrológicas sazonais, podem representar grandes mudanças no padrão de evolução geoquímica das cabeceiras.
Téléchargements
Copyright (c) 2021 Boletim de Geografia

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.