Análise de dados Harmonized Landsat Sentinel para mapeamento de uso e cobertura da terra em área de expansão agrícola no Cerrado
Resumo
Diferentes iniciativas de mapeamento de uso e da cobertura da terra por sensoriamento remoto orbital têm sido realizadas com objetivo de apoiar o planejamento agroambiental no Cerrado. No entanto, a complexa dinâmica agropecuária regional exige um maior detalhamento na discriminação dos usos agrícolas, tarefa que exige séries temporais de imagens de satélite. Este estudo objetivou avaliar se o uso integrado de dados Landsat 8 Operational Land Imager (OLI) e Sentinel-2 Multispectral Instrument (MSI) pode contribuir para o possível aumento da exatidão de classificações digitais de uso e cobertura da terra em região de expansão agrícola no Cerrado. Para isso, o município de Balsas, que possui relevante interesse econômico e agroambiental, foi escolhido como área de estudo para avaliar a performance de modelos Random Forest de classificação gerados com dados dos sensores OLI/Landsat 8 e MSI/Sentinel 2, de forma individual e integrada, por meio de uma base de dados inovadora Harmonzed Landsat Sentinel 2 (HLS). Os modelos MSI, HLS e OLI apresentaram performance semelhante, com Exatidão Global de 0,857, 0,844 e 0,832, e índice de Kappa de 0,819, 0,803 e 0,787, respectivamente. O Teste T indicou que esses resultados não são estatisticamente diferentes entre si. Apesar da performance do modelo, o mapa final elaborado com os dados OLI apresentou elevadas perdas de informações por ausência de pixels na série temporal. Os novos dados HLS mostraram-se aptos para mapeamento de uso e cobertura, mesmo em larga escala, em resolução de 30 m, com muito boa exatidão e tempo reduzido de processamento em relação aos dados MSI. Os resultados obtidos podem apoiar a tomada de decisão no planejamento e execução de novos mapeamentos agrícolas do Cerrado.
Downloads
Copyright (c) 2023 Boletim de Geografia

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.