Reconhecendo a área de influência do IFNMG Teófilo Otoni: uma proposta metodológica a partir do local de residência dos discentes do Ensino Médio Integrado

Palavras-chave: IFNMG, Vale do Mucuri, Região Imediata de Teófilo Otoni.

Resumo

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF’s) foram ampliados nas primeiras décadas do século XXI e culminaram em um processo de interiorização que ainda carece de um mapeamento mais sistemático quanto à abrangência dos seus campi. Foi a partir desse pressuposto que a pesquisa buscou identificar o alcance espacial do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) Campus Teófilo Otoni – com base no local de moradia dos seus discentes – vis-à-vis a sua área de abrangência institucionalmente verificada e analisar a possível sobreposição com outras unidades do IFNMG, especialmente Almenara, Araçuaí e Diamantina. Os recursos metodológicos utilizados se associaram à revisão de literatura, à obtenção de dados primários dos discentes matriculados nos cursos técnicos integrados entre os anos letivos de 2016 a 2022 com a Coordenação de Registros Escolares e Acadêmicos e a espacialização dos dados em um Sistema de Informação Geográfica. Para o período analisado, a baixa diversidade de municípios com discentes que realizam o movimento pendular em direção ao IFNMG pode ser explicada pelos deslocamentos com até 60 minutos de duração pelo transporte público e em um raio inferior a 45 quilômetros. Os demais municípios estão geograficamente distantes e com um tempo de deslocamento que inviabiliza o movimento pendular. Por isso, a espacialização que emprega a Região Imediata de Teófilo Otoni como referência espacial parece ser a mais adequada para delimitar a sua real área de influência.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-04-04
Como Citar
MORAIS, S. L.; DINIZ, A. M. A. Reconhecendo a área de influência do IFNMG Teófilo Otoni: uma proposta metodológica a partir do local de residência dos discentes do Ensino Médio Integrado. Boletim de Geografia, v. 41, p. 99-114, e65949, 4 abr. 2023.
Seção
Artigos científicos