Desenvolvimento de metodologia para a construção de modelos de demanda hídrica baseado na ocupação de bacias hidrográficas

Palavras-chave: Uso da água, Cobertura do solo, Indicadores socioeconômicos

Resumo

As mudanças nos usos da água em bacias hidrográficas estão relacionadas aos processos de ocupação humana, que incluem diferentes atividades socioeconômicas e distintos padrões de cobertura do solo. No contexto brasileiro, verifica-se um crescimento das demandas hídricas em diferentes setores, sendo esse aumento associado ao desenvolvimento econômico e ao processo de urbanização. Nesse cenário, para uma gestão efetiva e um planejamento adequado dos recursos hídricos, é essencial compreender os fatores que impulsionam as mudanças nos usos da água. Além disso, há uma carência de estudos que investigam a interação entre as alterações nos usos da água e as transformações na cobertura do solo. Para tanto, este estudo propõe a construção de modelos matemáticos empíricos, baseado em regressão múltipla, para representar a demanda hídrica setorial e sua relação com dados anuais ambientais e socioeconômicos provenientes da Bacia do Paraíba do Sul, localizada na região Sudeste do Brasil. Inicialmente, avaliou-se as associações entre as vazões de retirada para o abastecimento urbano e uso animal com as classes de cobertura do solo e indicadores socioeconômicos, com o intuito de identificar as potenciais variáveis explicativas dos modelos. Na fase de calibração, foram testadas quatro abordagens matemáticas diferentes: linear, semi-logarítmica, log-log e normalizada. Posteriormente, esses modelos construídos foram submetidos a uma etapa de validação usando um conjunto de métricas estatísticas. Os resultados revelaram que o modelo empírico normalizado de demanda hídrica urbana foi estatisticamente significativo, tendo como variáveis de entrada: as áreas urbanizadas e população urbana. Já o modelo semi-log de demanda hídrica animal foi desenvolvido com base em dados que incluem a área destinada à pecuária e o Produto Interno Bruto do setor agropecuário. Dessa forma, os modelos propostos permitem estimar as demandas hídricas a partir das mudanças na cobertura do solo em bacia hidrográfica, subsidiando a gestão integrada dos recursos hídricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2025-06-12
Como Citar
MORAES, V. V. DE; RODRIGUES, D. B. B. Desenvolvimento de metodologia para a construção de modelos de demanda hídrica baseado na ocupação de bacias hidrográficas. Boletim de Geografia, v. 43, p. 22-40, e69654, 12 jun. 2025.
Seção
Artigos científicos