<b>Pesquisa-ação crítico-colaborativa: a busca de diálogo</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v28i1.7968

  • Elza Yasuko Passini UEM

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo dialogar com professores usuários do "Atlas Escolar de Maringá: ambiente e educação" e buscar subsídios e entendimentos metodológicos que possibilitem um trabalho significativo com alunos de terceira série do Ensino Fundamental da rede municipal de Maringá. A pesquisa foi realizada com cinco professoras que abriram suas salas para que pudéssemos observar e entender a forma como os alunos interagiam com mapas, gráficos e fotos do Atlas, assim como suas dúvidas e necessidades. As observações, conversas informais, entrevistas, leitura de cadernos do aluno e do professor foram instrumentos utilizados para o diagnóstico da situação-problema, e em reuniões com as professoras tentamos encontrar diferentes soluções para melhoria do entendimento da Geografia da localidade pelos alunos. A colaboração das cinco professoras foi muito significativa para o resultado da pesquisa, chegando à sistematização de um “livro” que intitulamos "Alfabetização cartográfica: vivência de uma pesquisa ação crítico colaborativo" que poderá subsidiar os usuários do Atlas em suas ações de sala de aula.

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Biografía del autor/a

Elza Yasuko Passini, UEM
possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1968) , mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1990) , doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1996) e pos-doutorado pela Universite Du Quebec A Montreal (2004) . Atualmente é Servidor público ou celetista da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Geografia , com ênfase em Geografia Regional. Atuando principalmente nos seguintes temas: Mapa, Livro didático, Alunoprofessor Currículo Lattes
Publicado
2010-09-27
Cómo citar
PASSINI, E. Y. <b>Pesquisa-ação crítico-colaborativa: a busca de diálogo</b&gt; - doi: 10.4025/bolgeogr.v28i1.7968. Boletim de Geografia, v. 28, n. 1, p. 59-74, 27 sep. 2010.
Sección
Artigos científicos