<b>Pesquisa-ação crítico-colaborativa: a busca de diálogo</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v28i1.7968
Resumen
Esta pesquisa teve como objetivo dialogar com professores usuários do "Atlas Escolar de Maringá: ambiente e educação" e buscar subsídios e entendimentos metodológicos que possibilitem um trabalho significativo com alunos de terceira série do Ensino Fundamental da rede municipal de Maringá. A pesquisa foi realizada com cinco professoras que abriram suas salas para que pudéssemos observar e entender a forma como os alunos interagiam com mapas, gráficos e fotos do Atlas, assim como suas dúvidas e necessidades. As observações, conversas informais, entrevistas, leitura de cadernos do aluno e do professor foram instrumentos utilizados para o diagnóstico da situação-problema, e em reuniões com as professoras tentamos encontrar diferentes soluções para melhoria do entendimento da Geografia da localidade pelos alunos. A colaboração das cinco professoras foi muito significativa para o resultado da pesquisa, chegando à sistematização de um “livro” que intitulamos "Alfabetização cartográfica: vivência de uma pesquisa ação crítico colaborativo" que poderá subsidiar os usuários do Atlas em suas ações de sala de aula.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2010-09-27
Cómo citar
PASSINI, E. Y. <b>Pesquisa-ação crítico-colaborativa: a busca de diálogo</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v28i1.7968. Boletim de Geografia, v. 28, n. 1, p. 59-74, 27 sep. 2010.
Número
Sección
Artigos científicos
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.