ROMPER O CÍRCULO DA ESPIRAL
Abstract
O texto analisa o conhecimento prévio que o aluno tem a respeito da Geografia e sua importância na organização de um curso. Usando como base empírica uma pesquisa feita desde o ano de 2000 com alunos do curso de Pedagogia da FaE/UFMG, busca-se construir um assoalho teórico que explique o desafio de aprender o ensinar-aprender, mesmo quando o conhecimento geográfico desses alunos é lacunar ou quase ausente.As reflexões rumam na direção de pensar esse desafio colocado ao futuro professor das séries iniciais do Ensino Fundamental, considerando que a transposição didática para as suas séries iniciais é um empreendimento de grande complexidade. Dentre várias circunstâncias, deve-se destacar que o aluno que freqüenta o Ensino Fundamental é um protagonista específico, em vista dos diversos estágios de aprendizagem resultantes das diferenças etárias. Estas, somadas à condição de sujeito histórico-cultural que é o aluno, constituem o centro do desafio colocado ao professor desse nível de ensino
Downloads
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.