<b>Diretrizes e procedimentos metodológicos para a cartografia de síntese com atributos quantitativos via álgebra de mapas e análise multicritério</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v30i1.9701
Resumo
A eficácia na comunicação gráfica não é resultante direta da maior ou menor quantidade de mapas apresentados. Essa eficácia pode ser obtida, mais facilmente, pela apresentação de um único mapa que apresente uma combinação de diferentes temas. A qualidade dos mapas gerados a partir da associação de múltiplos temas (ou cartografia de síntese), depende, diretamente, dos critérios utilizados na escolha e combinação dos temas/variáveis (álgebra de mapas) e da forma de sistematização dos procedimentos empregados na síntese. Utilizando como exemplo o estudo empírico das condições de habitação em Curitiba – PR, este trabalho propõe uma discussão sobre as etapas e diretrizes necessárias à elaboração dos mapas de síntese, apoiado em técnicas de análise multicritério, Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e planilhas eletrônicas.
Downloads
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.