Satisfação do usuário com os serviços de saúde de atenção básica: percepção masculina

Palavras-chave: Saúde do homem, Sistema único de saúde, Satisfação do paciente, Estratégia saúde da família

Resumo

Objetivo: avaliar a satisfação do usuário do sexo masculino com os serviços oferecidos na atenção primária à saúde. Método: estudo descritivo, transversal, realizado em unidades da Estratégia de Saúde da Família por meio de entrevista com 104 homens, utilizando questionário social e instrumento validado. Na análise, utilizou-se o teste Exato de Fisher, considerando a significância de 5%. Resultado: o perfil predominante foi de homens brancos, heterossexuais, casados, com idade entre 50 e 59 anos, com emprego fixo, renda mensal entre um e dois salários mínimos e que não concluíram o ensino fundamental. Os maiores percentuais de satisfação foram com a cordialidade, o exame clínico e a atenção dada às queixas pelo médico/enfermeiro. O tempo em sala de espera, o acesso e o agendamento da consulta apresentaram os menores percentuais de satisfação. Usuários com ensino médio incompleto apresentaram avaliação mais positiva em relação à consulta, cordialidade do profissional e o tempo na sala de espera (p<0,05). Por sua vez, as explicações recebidas em consulta geraram mais insatisfação entre sujeitos que utilizam o serviço anualmente. Conclusão: os homens participantes do estudo estão mais insatisfeitos com a organização dos serviços de saúde do que com o atendimento dos profissionais.

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Biografia do Autor

Isabella Pereira Pavan, Universidade Federal de Alfenas

Acadêmica da Faculdade de Medicina. Bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG. Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL/MG. Alfenas, Minas Gerais, Brasil.

Angeline da Silva Lopes Baptista, Universidade Federal de Alfenas

Acadêmica da Faculdade de Medicina. UNIFAL/MG. Alfenas, Minas Gerais, Brasil.

Caio Pupin Rosa, Universidade Federal de Alfenas

Acadêmico da Faculdade de Medicina. UNIFAL/MG. Alfenas, Minas Gerais, Brasil.

Danusa da Silva Cabral, Secretaria Municipal de Saúde de Carvalhópolis

Enfermeira da Secretaria de Saúde de Carvalhópolis. Mestre em Enfermagem pela UNIFAL/MG. Alfenas, Minas Gerais, Brasil.

Flávio Bittencourt, Universidade Federal de Alfenas

Matemático. Doutor em Engenharia Agrícola. Docente do Instituto de Ciências Exatas da UNIFAL/MG. Alfenas, Minas Gerais, Brasil.

Simone Albino Silva, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Docente da Escola de Enfermagem da UNIFAL/MG. Alfenas, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado
2020-02-03
Como Citar
Pavan, I. P., Baptista, A. da S. L., Rosa, C. P., Cabral, D. da S., Bittencourt, F., & Silva, S. A. (2020). Satisfação do usuário com os serviços de saúde de atenção básica: percepção masculina. Ciência, Cuidado E Saúde, 19. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v19i0.46760
Seção
Artigos originais