<b>Ansiedade de familiares de parturientes durante o processo de parto</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v10i3.10161

  • Isabel Cristina Pacheco Van der Sand Universidade Federal de Santa Maria
  • Nara Marilene Oliveira Girardon-Perlini Universidade Federal de Santa Maria
  • Simone Martins Abreu
Palavras-chave: Ansiedade, Família, Parto Humanizado, Enfermagem.

Resumo

O processo de nascimento, especialmente o parto, produz diferentes emoções pessoais e coletivas, por se tratar de um momento de transição no âmbito familiar que transforma a vida das mulheres em trabalho de parto em uma instituição hospitalar. A coleta de dados foi realizada na unidade obstétrica de um hospital geral, nos meses de março e abril de 2009, com a participação de 33 familiares de parturientes de parto vaginal. Como instrumento, utilizou-se um formulário com questões sociodemográficas e o inventário IDATE, que avalia o traço-estado de ansiedade. Os resultados evidenciam que o traço de ansiedade dos familiares distribui-se de forma similar em moderado e alto. Nos períodos trans e pós-parto se verifica moderado estado de ansiedade, no entanto as mães e pais do nascituro se apresentaram mais ansiosos durante parto do que familiares com outros graus de parentesco. O período do parto constitui-se numa experiência geradora de moderada a alta ansiedade para os familiares que acompanham a parturiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Pacheco Van der Sand, Universidade Federal de Santa Maria
Departamento de Enfermagem, Curso de Enfermagem, área da saúde da mulher
Nara Marilene Oliveira Girardon-Perlini, Universidade Federal de Santa Maria
Departamento de Enfermagem, Curso de Enfermagem, pesquisadora na área de enfermagem da família.
Simone Martins Abreu
Enfermeira, egressa do curso de Enfermagem da Universidade Regional do Noreoeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)
Publicado
2012-05-29
Como Citar
Van der Sand, I. C. P., Girardon-Perlini, N. M. O., & Abreu, S. M. (2012). <b>Ansiedade de familiares de parturientes durante o processo de parto</b&gt; - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v10i3.10161. Ciência, Cuidado E Saúde, 10(3), 474-481. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v10i3.10161
Seção
Artigos originais