<b>Concepções de estudantes de enfermagem sobre a integralidade do cuidado à saúde</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i2.12822
Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Assistência Integral à Saúde, Ensino.
Resumo
Este estudo objetivou conhecer as concepções de estudantes sobre o princípio da integralidade no cuidado à saúde a partir das práticas singulares que vivenciaram ao longo do curso. Constitui-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, e exploratório-descritiva realizada mediante entrevistas individuais semiestruturadas com 19 estudantes do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública da Região Sul do Brasil. Os resultados encontrados apontam que a integralidade é entendida como assistir o ser humano em sua totalidade, considerando os contextos existentes. Destacam, também, que a aplicação da integralidade na Atenção Básica efetiva-se por meio de visitas domiciliares e do diálogo, e que sua aplicação é mais difícil de ser visualizada na área hospitalar. Na percepção dos sujeitos da pesquisa, há uma intenção pedagógica em contribuir para a aplicação do princípio da integralidade durante as atividades desenvolvidas no curso de enfermagem, porém eles reconhecem algumas fragilidades nessa aplicação, principalmente no ambiente hospitalar, onde o ensino do cuidado está centrado na doença.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-03-06
Como Citar
Lima, M. M. de, Reibnitz, K. S., Kloh, D., & Wosny, A. M. (2013). <b>Concepções de estudantes de enfermagem sobre a integralidade do cuidado à saúde</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i2.12822. Ciência, Cuidado E Saúde, 11(2), 259-266. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v11i2.12822
Edição
Seção
Artigos originais