<b>Autoexame de mamas e oncocitologia em trabalhadoras de saúde de Londrina – Paraná</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i3.13416

  • Juliana Marisa T. Silveira da Silva
  • Anna Paula Bueno
  • Valéria Helena Guazeli Amin
  • Luci Cristina Pulga Sudan
Palavras-chave: Neoplasias da Mama, Neoplasias Uterinas, Mulheres Trabalhadoras.

Resumo

No Brasil, o câncer de mama é a segunda neoplasia mais comum entre as mulheres, vindo a seguir o câncer uterino. Sua detecção precoce é imprescindível para cura. O objetivo deste estudo, que é de caráter descritivo, transversal e quantitativo, foi analisar a prática do autoexame de mamas e da oncocitologia entre trabalhadoras de duas unidades básicas de saúde de Londrina-Paraná. Para isso elaborou-se um questionário referente aos dados sociodemográficos e à prática do autoexame das mamas e oncocitologia, com 21 questões objetivas, o qual foi aplicado a 68 trabalhadoras de saúde, em setembro de 2010. Associações estatísticas foram avaliadas através do teste qui-quadrado, quando cabível, com níveis de significância de 5%. Os resultados mostraram predominância de mulheres casadas, com 11 a 15 anos de estudo. Das entrevistadas, 85% sabiam realizar o autoexame, porém 48,52% raramente o faziam e 14,07% nunca o tinham feito. Quanto à oncocitologia, 54,41% tinham-no realizado havia menos de um ano, 27,94% entre 1 e 3 anos. Esquecimento, falta de atenção à saúde, falta de tempo e vergonha foram fatores encontrados para a não realização desses exames. Como essas profissionais têm a função de educar e de promover a saúde, a sugestão é que se ofereçam cursos de capacitação e campanhas educativas voltadas a essas trabalhadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Marisa T. Silveira da Silva
Enfermeira. Residente em Gerência de Serviços de Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Anna Paula Bueno
Enfermeira. Aprimoranda em Enfermagem em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP).
Valéria Helena Guazeli Amin
Bióloga. Mestre em Microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).
Luci Cristina Pulga Sudan
Enfermeira. Mestre em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).
Publicado
2013-03-27
Como Citar
Silva, J. M. T. S. da, Bueno, A. P., Amin, V. H. G., & Sudan, L. C. P. (2013). <b>Autoexame de mamas e oncocitologia em trabalhadoras de saúde de Londrina – Paraná</b&gt; - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i3.13416. Ciência, Cuidado E Saúde, 11(3), 506-513. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v11i3.13416
Seção
Artigos originais