<b>A oportunidade de trabalhar com a teoria fundamentada nos dados na graduação em enfermagem</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i3.14183

  • Juliana Julimeire Cunha Universidade Federal do Paraná
  • Pâmella Naiana Dias Santos Universidade Federal do Paraná
  • Ana Barbara Hoffmann Correa Universidade Federal do Paraná
  • Ana Paula Hermann Universidade Federal do Paraná
  • Maria Ribeiro Lacerda Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Enfermagem, Pesquisa em Enfermagem, Pesquisa Qualitativa, Métodos.

Resumo

O estudo consiste em um relato de experiência oriundo de uma pesquisa realizada em um projeto de iniciação científica (IC) vinculado ao grupo de pesquisa Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Cuidado Humano de Enfermagem (NEPECHE) e à graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Este trabalho teve como objetivo descrever as principais etapas da utilização da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) por bolsistas de IC e se estrutura de forma a apresentar as fases mais significativas do desenvolvimento do método na perspectiva das autoras. A utilização do método é uma oportunidade valiosa de aprimoramento nas atividades de pesquisa e de aquisição de novos conhecimentos que contribuem para a formação acadêmica e profissional dos bolsistas de IC.  Para garantir a ampliação dos conhecimentos relacionados ao complexo método da TFD é preciso continuar buscando esses conhecimentos e aprimorando-os por meio de novos estudos e novas experiências.

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Biografia do Autor

Juliana Julimeire Cunha, Universidade Federal do Paraná
Acadêmica em enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Cuidado Humano de Enfermagem (NEPECHE).
Pâmella Naiana Dias Santos, Universidade Federal do Paraná
Acadêmica em enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Cuidado Humano de Enfermagem (NEPECHE).
Ana Barbara Hoffmann Correa, Universidade Federal do Paraná
Acadêmica em enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Cuidado Humano de Enfermagem (NEPECHE).
Ana Paula Hermann, Universidade Federal do Paraná
Enfermeira. Mestre em enfermagem. Doutoranda em enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da UFPR. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro do NEPECHE.
Maria Ribeiro Lacerda, Universidade Federal do Paraná
Enfermeira. Doutora em enfermagem. Professora Adjunta da UFPR. Coordenadora do PPGENF-UFPR. Líder do grupo NEPECHE.
Publicado
2013-04-02
Como Citar
Cunha, J. J., Santos, P. N. D., Correa, A. B. H., Hermann, A. P., & Lacerda, M. R. (2013). <b>A oportunidade de trabalhar com a teoria fundamentada nos dados na graduação em enfermagem</b&gt; - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i3.14183. Ciência, Cuidado E Saúde, 11(3), 593-599. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v11i3.14183
Seção
Relatos de experiência