<b>Exposição ao material biológico: consequências para os profissionais de enfermagem / Exposure to biological material: consequences for nursing professionals</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i4.14742

  • Leila Maria Mansano Sarquis Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Federal do Paraná.
  • Patricia Campos Pavan Baptista Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, Orientação Profissional.
  • Vivian Aline Mininel Enfermeira. Doutora em Ciências. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Ribeirão Preto.
  • Fábio José da Silva Enfermeiro. Mestre em Ciências. Hospital Universitário – HU-USP.
  • Vanda Elisa Andres Felli Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, Orientação Profissional.
Palavras-chave: Enfermagem, Riscos ocupacionais, Exposição a agentes biológicos, Saúde do trabalhador.

Resumo

A exposição ocupacional a materiais biológicos tem gerado importantes problemas de saúde aos trabalhadores de enfermagem. Este estudo analisou a exposição ocupacional dos trabalhares de enfermagem às cargas biológicas e suas consequências. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, de abordagem qualitativa, concebido no referencial da determinação social. Foi desenvolvido em cinco hospitais universitários, nas cinco diferentes regiões do Brasil. A população foi composta por 3.147 trabalhadores de enfermagem e participaram da coleta de dados, em grupo focal, uma amostra de 62 sujeitos que responderam às questões norteadoras. As falas foram transcritas e submetidas à análise temática, sendo evidenciadas as categorias exposição às cargas biológicas de trabalho e processos de desgaste. Os resultados demonstraram que os profissionais de enfermagem estão expostos aos materiais biológicos durante a execução de suas atividades laborais corriqueiras e que esta exposição é potencializada pela interação com as cargas psíquicas. Os processos de desgaste referidos foram as infecções, doenças infectocontagiosas e parasitárias, estresse, preocupação e ansiedade. Este estudo demonstrou potencialidades de melhorias das condições de trabalho por meio da articulação das estratégias para promoção da saúde e qualidade de vida dos profissionais de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Maria Mansano Sarquis, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Federal do Paraná.
departamento de Enfermagem
Publicado
2013-12-05
Como Citar
Sarquis, L. M. M., Baptista, P. C. P., Mininel, V. A., Silva, F. J. da, & Felli, V. E. A. (2013). <b>Exposição ao material biológico: consequências para os profissionais de enfermagem / Exposure to biological material: consequences for nursing professionals</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i4.14742. Ciência, Cuidado E Saúde, 12(4), 697 - 703. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v12i4.14742
Seção
Artigos originais