<b>Acidente ocupacional envolvendo material biológico entre bombeiros militares de minas gerais</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i2.15131

  • Adriana Cristina Oliveira Enfermeira. Pós-doutora. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infecção Relacionada ao Cuidar em Saúde - NEPIRCS/CNPq.
  • Bruno César Amorim Machado Enfemeiro. Oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e membro voluntário do NEPIRCS.
  • Camila Sarmento Gama Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Membro do NEPIRCS.
Palavras-chave: Exposição a agentes biológico, Assistência pré-hospitalar, Precauções universais, Saúde do trabalhador.

Resumo

Objetivou-se determinar a incidência dos acidentes com material biológico bem como suas características e condutas pós-exposição, entre profissionais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais de Belo Horizonte. Realizou-se um estudo transversal no período de janeiro e fevereiro de 2011. Utilizou-se para coleta de dados um questionário estruturado composto de questões sobre a ocorrência de acidentes com material biológico, suas características e condutas. A incidência de acidentes envolvendo material biológico foi de 3,7%, destes 53,3% decorreram de contato direto com fluidos corporais e 33,4% de materiais perfuro cortantes. Constatou-se a utilização incompleta de equipamentos de proteção individual durante o acidente por 46,7%. Diante das condutas pós exposição, 46,7% não realizaram exame médico. Considera-se necessário uma melhor orientação dos profissionais quanto à relevância da imunização para hepatite B, utilização correta dos equipamentos de proteção individual e condutas adequadas após a ocorrência dos acidentes com materiais biológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-05-08
Como Citar
Oliveira, A. C., Machado, B. C. A., & Gama, C. S. (2014). <b>Acidente ocupacional envolvendo material biológico entre bombeiros militares de minas gerais</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i2.15131. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(2), 343 - 349. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i2.15131
Seção
Artigos originais