<b>Construção de um marco de referência para o cuidado de enfermagem psiquiátrica / Construction of a framework to the care of psychiatric nursing</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i3.15774

  • Dayane Carla Borille Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná – PPGENF-UFPR. Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão do Cuidado Humano de Enfermagem - NEPECHE.
  • Marcio Roberto Paes Enfermeiro do Hospital de Clínicas da UFPR. Doutorando em Enfermagem pelo PPGENF-UFPR. Membro do NEPECHE.
  • Tatiana Brusamarello Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do PPGENF-UFPR. Bolsista CAPES. Membro do NEPECHE. E-mail
  • Veronica de Azevedo Mazza Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente Adjunto da UFPR. Membro do Grupo de Estudo da Família, Saúde e Desenvolvimento – GEFASED.
  • Maria Ribeiro Lacerda Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do PPGENF-UFPR. Líder do NEPECHE.
  • Mariluci Alves Maftum Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Coordenadora e docente do PPGENF-UFPR. Vice-Líder do NEPECHE.
Palavras-chave: Enfermagem psiquiátrica, Saúde mental, Formação de conceito, Relações interpessoais.

Resumo

A criação de um marco de referência consiste na compreensão e no desenvolvimento de conceitos abstratos e gerais interligados com seus correspondentes e com inter-relações significativas para uma determinada prática profissional e que a sustente teoricamente. Neste estudo, o objetivo foi construir um marco de referência para o cuidado de enfermagem em um hospital psiquiátrico. Pesquisa prática desenvolvida em uma instituição psiquiátrica no Paraná. Participaram cinco enfermeiros, um técnico de enfermagem e 74 auxiliares de enfermagem. Os dados foram coletados durante 32 encontros, mediante o Método do Arco da Problematização, e organizados em categorias temáticas de acordo com a proposta de análise temática. O referencial teórico adotado foi o da Teoria das Relações Interpessoais e os conceitos problematizados e que compuseram o Marco de Referência foram: Enfermagem, ser humano, relação interpessoal, ambiente, equipe e saúde-doença. Concluiu-se que processo de construção do Marco de Referência propiciou momentos de reflexão da prática do cuidado na área da saúde mental e de integração entre os participantes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-11-13
Como Citar
Borille, D. C., Paes, M. R., Brusamarello, T., Mazza, V. de A., Lacerda, M. R., & Maftum, M. A. (2013). <b>Construção de um marco de referência para o cuidado de enfermagem psiquiátrica / Construction of a framework to the care of psychiatric nursing</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i3.15774. Ciência, Cuidado E Saúde, 12(3), 485 - 493. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v12i3.15774
Seção
Artigos originais