<b>Envelhecimento e bem-estar psicológico: uma revisão integrativa / Aging and psychological well-being: an integrative review</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i3.15949

  • Ana Elisa Casara Tallmann Enfermeira. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná-UFPR. Membro do Grupo Multiprofissional de Pesquisa sobre Idosos - GMPI.
  • Maria Helena Lenardt Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem pela UFSC. Professora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná-UFPR. Líder do Grupo Multiprofissional de Pesquisa sobre Idosos- GMPI.
  • Denise Faucz Kletemberg Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem pela UFSC. Membro do Grupo Multiprofissional de Pesquisa sobre Idosos- GMPI.
  • Tatiane Michel Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná-UFPR. Bolsista REUNI/UFPR. Membro do Grupo Multiprofissional de Pesquisa sobre Idosos- GMPI.
  • Tânia Maria Lourenço Enfermeira. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná-UFPR. Membro do Grupo Multiprofissional de Pesquisa sobre Idosos- GMPI.
Palavras-chave: Idoso, Adaptação psicológica, Revisão de literatura.

Resumo

Este estudo consiste em uma revisão integrativa da literatura cujo objetivo foi identificar as características da produção científica brasileira sobre o bem-estar psicológico do idoso. Foram consultadas as bases de dados BDEnf, Lilacs, MedLine e SciELO e foram selecionados 5 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Observou-se que os principais autores das publicações são psicólogos, porém, outros profissionais da saúde trabalham de maneira interdisciplinar. Todos os artigos selecionados foram publicados a partir de 2003, 3 deles eram pesquisas quantitativas com aplicação de escalas, 2 eram revisões de literatura e 1 era estudo de caso. As escalas utilizadas foram: Medida de Inteligência Emocional (MIE); Desenvolvimento Pessoal (EDEP); e Bem-Estar Psicológico. Os resultados indicam relações entre o bem-estar psicológico e aspectos essenciais que auxiliam no enfrentamento dos desafios impostos pelo envelhecimento. A literatura analisada mostra que suporte social efetivo, o fato de ser casado e a automotivação são fatores que contribuem para o bem-estar psicológico positivo. Constata-se que a produção de conhecimento sobre a temática ainda é incipiente e não há consenso acerca dos elementos mais importantes para obter um ajustamento psicológico do idoso.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-11-13
Como Citar
Casara Tallmann, A. E., Lenardt, M. H., Faucz Kletemberg, D., Michel, T., & Lourenço, T. M. (2013). <b>Envelhecimento e bem-estar psicológico: uma revisão integrativa / Aging and psychological well-being: an integrative review</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i3.15949. Ciência, Cuidado E Saúde, 12(3), 601 - 607. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v12i3.15949
Seção
Artigos de revisão