<b>A utilização de mapas conceituais no estudo de um referencial metodológico: relato de experiência / Utilization of a concept maps in order to study a methodological foundation: experience account</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i1.16227
Resumo
O estudo objetivou relatar experiência de como utilizar Mapas Conceituais em um referencial metodológico, neste caso Grounded Theory. Apresenta-se a construção de um Mapa Conceitual tipo aranha, sendo organizado e colocado o conceito principal no corpo e os demais são irradiados à medida que se afasta do centro com uma estruturação que se despreocupa com relações hierárquicas. Para a implementação da Grounded Theory, os Mapas Conceituais podem ajudar no desenvolvimento da teoria, já que permite a construção de uma representação gráfica do processo do pensamento ao mesmo tempo em que a teoria se desenvolve e fortalece os memos da pesquisa. Desta forma, auxilia o pesquisador na identificação de inconsistência ou lacunas da teoria emergente. Espera-se que esta experiência possa incentivar outros pesquisadores a utilizar esta estratégia de estudo, assim como auxilie no avanço do estudo deste método tão complexo e específico.